A partir da próxima terça-feira (15), terá início a circulação de 21 linhas de transporte coletivo sem cobrador em Porto Alegre. Conforme a prefeitura, a nova modalidade de cobrança será implementada em duas etapas. A primeira ocorre na terça-feira, com 12 linhas, e a segunda será na quinta-feira (17), com mais nove itinerários.
O início da operação estava previsto para a terça-feira da semana passada (1º), mas foi adiado porque a prefeitura não deu o aval a tempo. A previsão do Executivo municipal é de que 25% das 271 linhas da Capital estejam dentro deste modelo até o final do ano. A estimativa é de que a extinção total da função de cobrador ocorra até 2025 de forma gradual, com a aposentadoria da maioria dos profissionais e recolocação em outras funções, com o oferecimento de cursos profissionalizantes pelas empresas.
O Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre (Stetpoa) afirma que vai acatar a medida, mas haverá fiscalização referente aos encaminhamentos feitos pelas empresas.
Conforme a assessoria de imprensa do sindicato, um desses encaminhamentos é que não haja demissão por justa causa. O Stetpoa ressalta que pretende auxiliar no remanejamento desses trabalhadores para outras vagas e reitera a importância de haver um cronograma estabelecido para o início dos cursos profissionalizantes.
Pagamento na entrada
Com o novo modelo, os ônibus serão identificados para que os passageiros saibam, antes de embarcar, que devem efetuar o pagamento na entrada, diretamente ao motorista. Os passageiros que utilizam cartão TRI não terão mudanças. Para esse perfil de usuário, basta colocar o cartão no validador e passar pela roleta, como é feito hoje.
As 21 linhas escolhidas para circular sem cobrador apresentam número reduzido de passageiros transportados e baixo número de pagantes em dinheiro. Outro ponto levado em conta é que os motoristas desses itinerários, em sua maioria, já haviam sido cobradores.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) enviará ofício, nesta quinta-feira (10), informando os consórcios e a Carris sobre a mudança na próxima semana, para normatizar a operação. A prefeitura afirma que todos os operadores foram notificados sobre a obrigatoriedade de divulgar os convênios com as oportunidades para recolocação dos cobradores no mercado de trabalho. A fiscalização da EPTC deve acompanhar o início da operação das linhas sem cobradores.
Confira as linhas selecionadas para atuar sem cobrador
A partir de terça-feira (15)
- C1 Circular Centro
- C5 Circular 4 Distrito / Moinhos de Vento
- 255 Caldre Fião
- 3762 Herdeiros / Esmeralda / A Carvalho / Alimentadora
- A348 Alimentadora Jardim Bento Gonçalves
- A360 Alimentadora IPE
- 620 Iguatemi / Vila Jardim
- 654 Educandário Petrópolis
- 7052 Aeroporto / Ceasa
- 188 Assunção
- 2633 João Pessoa / Orfanotrófio
- A74 Alimentadora Canta Galo / Lami / Extrema
A partir de quinta-feira (17)
- A69 Alimentadora Canta Galo/ Lami / B. Novo
- C3 Circular Urca
- 345 Santa Catarina
- 473 Jardim Carvalho / Jardim do Salso
- SD72 Santa Rosa / Anchieta Semidireto
- SD73 Fernando Ferrari / Anchieta Semidireto
- 251 Alpes
- 274 Gloria / Azenha / Cascatinha
- 2741 Gloria / Cascatinha / Azenha