A partir de segunda-feira (24), viajantes brasileiros e estrangeiros que estiverem passeando por Porto Alegre terão um posto físico para consultar roteiros e dados históricos da cidade. Será reinaugurado o Centro de Informações Turísticas (CIT) da prefeitura de Porto Alegre, em loja do térreo do Mercado Público. O escritório volta a operar depois de 22 meses de pausa forçada pela pandemia de coronavírus.
A nova localização do CIT no Mercado é a esquina sudoeste, a mais próxima do Paço Municipal. Por ainda estar em fase final das obras de reforma do espaço, há a chance de os primeiros dias de atendimento presencial terem algumas adaptações na sala mantida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET).
— A ideia é dar vida ao CIT e que ele não seja apenas um centro de informações. Por isso, convidamos as entidades representativas do setor, demais secretarias e o governo do Estado para estarem conosco ali. Será um local que servirá de apoio aos turistas, mas que também estará sempre de portas abertas para todos aqueles que desejam incentivar e fomentar o setor. Além disso, a reabertura do CIT demonstra o comprometimento da atual gestão com o setor de turismo, tão importante para a nossa economia — detalhou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni.
Os 250 anos da Capital serão tema de ações mensais da SMDET, ainda sem detalhes, mas com um repertório que conta com o apoio de entidades do setor privado. Haverá rede de hotéis e restaurantes credenciados promovendo descontos a quem passar pelo CIT, passeios diários pelo Mercado Público e mensais pelo Centro Histórico, ambos com guias.
Além da estrutura física reformada que atenderá das 9h às 18h em seis dias da semana ainda a serem definidos, turistas poderão acessar as atrações da cidade e tirar dúvidas pelo telefone (51) 3289-6765, além dos canais virtuais do CIT: o portal MaisTurismo e o Instagram @PortoAlegreTurismo