Em sua 147ª edição, a Festa de Navegantes começa neste domingo (23) em Porto Alegre e dura até 2 de fevereiro. A largada terá ação inédita: após carreata da Zona Norte até o Cais do Porto, a santa partirá até a Ilha da Pintada, de barco. O trajeto terrestre terá aproximadamente 14,3 quilômetros (veja o trajeto ao fim do texto).
Os eventos em celebração à Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da capital gaúcha, costumam reunir cerca de 250 mil pessoas anualmente. Neste ano, a largada será em uma carreta, seguida por uma "barqueada". As festividades durarão até 2 de fevereiro em formato híbrido, com missas diárias celebradas por padres diferentes, sempre às 19h.
A concentração começou às 8h no Santuário Navegantes, na zona norte de Porto Alegre, quando os veículos que acompanharem a procissão serão abençoados. Depois, de acordo com a programação, uma carreata escoltada pela Empresa Público de Transportes e Circulação (EPTC) levará a estátua de Nossa Senhora dos Navegantes até o barco Cisne Branco, localizado na Avenida Sepúlveda, no Cais do Porto.
Por volta das 10h30, a santa será carregada, próximo ao Cais, em um trajeto curto nos braços de remadores até o barco Cisne Branco, que atravessará as águas do Guaíba até a Ilha da Pintada. A recepção ocorrerá na Capela Nossa Senhora de Boa Viagem, pelo padre Rudimar Dall Asta.
Veja o trajeto da procissão:
- Avenida Sertório, Bairro Navegantes
- Avenida Presidente Franklin Roosevelt
- Rua Arabutã
- Avenida Farrapos
- Rua da Conceição
- Avenida Mauá
- Avenida Presidente João Goulart
- Avenida Loureiro da Silva
- Rua Antônio Klinger Filho
- Avenida Borges de Medeiros (pista da direita)
- Avenida Padre Cacique
- Rua Fernando Lúcio da Costa
- Avenida Edvaldo Pereira Paiva
- Avenida Aureliano de Figeuiredo Pinto
- Avenida Augusto de Carvalho
- Avenida Loureiro da Silva
- Avenida Presidente João Goulart
- Rua Siqueira Campos
- Término da carreata: Avenida Sepúlveda (em frente ao Cais do Porto)
Quem é Nossa Senhora dos Navegantes?
- Nossa Senhora dos Navegantes é um dos títulos dados à mãe de Jesus, Maria.
- Acredita-se que a devoção à divindade começou ainda na Idade Média. Nas Cruzadas, europeus já invocariam sua proteção ao entrar no Mar Mediterrâneo para chegar à Palestina.
- No Brasil, a fé em Nossa Senhora dos Navegantes chega por meio dos navegadores portugueses, na Era dos Descobrimentos.
- De colonização açoriana, Porto Alegre é uma das cidades onde o culto à Santa é mais disseminado, fazendo do dia 2 feriado municipal.
- Na imagem, ela tem no colo o menino Jesus, que segura uma âncora. Decorado com flores, o barco que a carrega traz a palavra “esperança”.