Em menos de um dia de campanha, 2.316 pessoas de diferentes municípios do Rio Grande do Sul, do Brasil e até de países como os Estados Unidos deixaram seu voto na campanha que vai escolher a marca de Porto Alegre. A votação ocorre neste site, no qual os internautas têm até 30 de novembro para votar em uma das três identidades visuais criadas para representar a força e a pluralidade da capital dos gaúchos.
O número de votos foi apurado entre as 20h de quinta-feira (4), quando começou a consulta pela internet, e as 17h desta sexta (5). Chamadas Horizontes, Caminhos e Formas, as opções foram elaboradas coletivamente por 40 empresas de design de Porto Alegre e visam destacar a cidade no cenário nacional e internacional.
— A mobilização está incrível. Muita gente divulgando nas redes sociais, nos grupos de WhatsApp. A experiência de votar também está muito bacana, pelo site. Estamos sentindo aquilo que queríamos causar, um amor pela cidade e um engajamento muito forte. É importante ter uma marca que possa ser reconhecida em qualquer lugar do mundo, que as pessoas possam inclusive vestir e comprar, por meio de produtos em aeroportos, por exemplo. Levar essa lógica de "olha, eu estive em Porto Alegre" desperta curiosidade sobre a cidade e vontade de visitar — afirma o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto Silva Filho.
A ação é coordenada pela fundadora da Purpous Marcas, Daniela Lompa Nunes, e faz parte do Pacto Alegre, um acordo entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), iniciativa privada, sociedade civil e poder público para estimular a inovação e a qualidade de vida na Capital.
— A gente está nessa trajetória de ser relevante no século 21, que é o século do conhecimento. Porto Alegre precisa aparecer no mapa como um possível destino para talentos criativos, inovadores e empreendedores. Temos feito a lição de casa e tornado a cidade mais digital e acolhedora, mas precisamos contar isso para o mundo — afirma o coordenador do Pacto Alegre.
A ação foi lançada na quinta-feira, em evento realizado na sede do Nau Inspaces, no bairro São Geraldo, com presença do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. A divulgação da marca vencedora será realizada em dezembro, com lançamento oficial da identidade visual marcado para março de 2022.