Os porto-alegrenses já podem escolher a marca dos 250 anos da Capital. A votação popular foi aberta na noite desta quinta-feira (4), durante solenidade na sede do Nau Inspaces, no bairro São Geraldo.
As três marcas — com os títulos Horizontes, Caminhos e Formas — foram elaboradas coletivamente por 40 empresas de design de Porto Alegre. A votação ocorre até 30 de novembro pelo site Marca Poa.
Estiveram presentes no evento o prefeito Sebastião Melo e o secretário de comunicação, Luiz Otávio Prates, que atuou na coordenação do projeto — que tem a parceria do Pacto Alegre.

Place branding
O processo criativo das marcas se focou em destacar o perfil colaborativo de Porto Alegre e elevar a autoestima da população. Daniela Lompa Nunes, coordenadora-geral do projeto Marca de POA e fundadora da Purpous Marcas, ressalta que a prática de elaboração de marcas para os lugares, conhecida como place branding, é bastante frequente em diversos pontos do mundo e frisa o pioneirismo do evento para a capital gaúcha.
— É um ganho em muitas esferas, mas a principal que eu destacaria é a humana. É o marco de uma Porto Alegre que colabora. São projetos muito conceituados. Foram processos de pesquisa muito extensos — destaca a coordenadora.
Pesquisa e diversidade
Daniela conta que o projeto iniciou em 2017, a partir da reunião de escritórios da Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign). Em 2018, foram realizadas as pesquisas e um workshop, que contaram com a participação de 120 moradores de 40 bairros, de diferentes idades, gêneros e classes sociais.
Em 2019, a iniciativa passou a integrar o Pacto Alegre, um acordo entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), iniciativa privada, sociedade civil e poder público em favor da inovação e da qualidade de vida na Capital. O objetivo do Pacto Alegre é criar condições para que a cidade transforme-se em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo.
Durante a pandemia de coronavírus, os trabalhos do Marca POA foram interrompidos. O lançamento que ocorreu na noite desta quinta-feira estava previsto, inicialmente, para 26 de março de 2020. A divulgação da marca vencedora ocorre em dezembro deste ano e o lançamento oficial está programado para março de 2022.