Em Porto Alegre, dá para tomar um drink Yoda jogando Street Fighter, comer uma salada Spock sob a proteção da espada delata-orc do Bilbo Bolseiro, e já foi possível receber em casa um hambúrguer Hermione entregue pelo Darth Vader.
Essa misturança de referências nerds é um oferecimento de um nicho de negócios que ainda é tímido da Capital, mas sobra em criatividade. Aliando gastronomia e lazer para o público geek, esses empreendimentos oferecem produtos que remetem a filmes, séries, animes, histórias em quadrinhos e games de diferentes gerações.
No café e restaurante Dark Side, na Avenida Nilo Peçanha, o cardápio inclui o Shawarma Avengers, em alusão ao lanche dos heróis dos Vingadores na cena pós-créditos, o Cheescake 7of9, inspirado no doce nova-iorquino que a personagem vivida pela atriz Jeri Ryan devora na série Star Trek, e o hambúrguer Big Kahuna, inspirado no sanduíche de Samuel L. Jackson no filme Pulp Fiction.
A decoração muda a cada mês, usando a coleção pessoal da proprietária do café — são milhares de itens guardados no depósito. A temática é Halloween em outubro, motivo pelo qual personagens de filmes de terror como Hellraiser e o palhaço de It estão entre os bonecos utilizados. Mas também há referências ao Super Mario, à série Friends, ao Harry Potter e ao ratinho Topo Gigio espalhadas pelo espaço, que inclui uma salinha com videogame em uma TV de 75 polegadas.
— Não é aquela coisa em que o pai fica sentado e a criança sai correndo. Aqui é a criança quem perde o pai — ri o gerente Marcelo Torrecillas.
Barista do Dark Side, Daniel Godoi, 26 anos, se envolve na troca de temática a cada mês, uma das funções favoritas na casa.
— Tô rodeado por coisas que fizeram parte da minha vida — diz ele.
A paixão por Senhor dos Anéis, por exemplo, está marcada na pele: Godoi tem uma tatuagem com a inscrição do Um Anel. Não por menos, o arco do elfo Legolas é um dos “tesouros” que enumera. Fica exposto junto à escada de acesso ao segundo piso do restaurante, com fotos autografadas de celebridades como a atriz Millie Bobby Brown, que fez a personagem Eleven em Stranger Things, e Anthony Hopkins, no personagem de Hannibal Lecter .
Se o seu lado nerd é mais ligado em games, no bairro Moinhos de Vento há um bar que deve agradar. Aberto em janeiro do ano passado, o Arcadea Gaming Pub tem 15 fliperamas, além de videogames com projeção gigante na parede, para o bar inteiro acompanhar seu jogo. Dá para explorar desde clássicos como Mortal Kombat a edições recentes do Fifa, de forma ilimitada. Para quem se render à jogatina, é cobrado um “game pass” no valor de R$ 15.
Jornalista de formação, Rafael Dias Borges, 34, cresceu nos fliperamas de Tramandaí, gastando todas as suas fichas no Sunset Riders — jogo que fez questão de botar no seu gaming pub.
— Esse é um bar do qual eu queria ser cliente — destaca o empresário. — Sempre foi um sonho ter um pub cheio de fliperamas.
As referências aos games estão também no cardápio, que tem como um dos carros-chefes o Baconality (em alusão ao golpe Fatality).
Tem ainda uma sala com jogos de tabuleiro, de cartas e de interação. A estudante Caroline Roldão, 26, até inverteu sua lógica de socialização. Ela levou os amigos com quem joga online para brincar de Jenga (um jogo de equilíbrio com peças de madeira).
— Achei muito legal aqui, é um lugar diferente, com comida boa e vibe legal — destaca ela.
Para quem ainda assim prefere ficar em casa, dá para pedir uma comilança nerd por telentrega. Aberto há cinco anos, na Vila Ipiranga, o Burger Geek tem no cardápio lanches que homenageiam Frodo, Harry Potter, He-Man, Hulk e até tem opção vegetariana, no caso da princesa Leia
A lancheria de delivery foi criada por Aldo Osório da Rosa Neto, 53, pela esposa dele, Ana Paula Motta de Oliveira, 44, e a filha, Júlia de Oliveira Quadros, 22. No começo, colocaram um homem fantasiado de Darth Vader, o icônico vilão de Star Wars, para ser o entregador. Mas desistiram para evitar problemas com direito de uso de imagem e atrasos na entrega — a criançada não queria deixá-lo ir embora.