Com 43 bairros afetados pela paralisação de trabalhadores da empresa responsável pelo serviço, o recolhimento do lixo domiciliar em Porto Alegre foi retomado no início da manhã desta segunda-feira (18). Até as 8h, 69 caminhões da Litucera Limpeza e Engenharia Ltda. já haviam saído às ruas.
Com a retomada, segue a expectativa da prefeitura de normalizar a coleta domiciliar não mecanizada até terça-feira (19). Conforme o Executivo, às 7h27min desta segunda foram depositados R$ 500 mil na conta da Litucera para o pagamento do vale-refeição e do vale-alimentação dos funcionários.
As coletas de contêineres e seletiva não foram afetadas pela paralisação.
Os trabalhadores haviam interrompido as atividades na noite da última sexta-feira (15) por conta do não recebimento do benefício. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos da Capital, Marco Felipi, a empresa apresentou documentos que precisavam de validação.
— A empresa apresentou documentos, não tínhamos segurança para fazer o pagamento e, no sábado, chamamos a negociação. Ficou acordado o pagamento imediato do vale dos funcionários, e demais recursos dependem de entrega de outras documentações — disse.
A Litucera, com sede em Vinhedo (São Paulo), é responsável atualmente por 80% da coleta domiciliar em Porto Alegre. A terceirizada atua na Capital em caráter emergencial desde junho.