Um grupo de motoristas de aplicativo realizou um protesto na manhã desta quarta-feira (29) em Porto Alegre. Cerca de 50 carros saíram do terminal Antônio de Carvalho, na Zona Leste, com destino à Câmara de Vereadores.
Eles reclamam do descredenciamento de motoristas por parte da Uber, pedem reajuste de tarifas e protestam contra o valor dos combustíveis. Com um carro de som a frente, saíram por volta das 11h do terminal Antônio de Carvalho, percorreram as Avenidas Bento Gonçalves e João Pessoa, passando pelo Túnel da Conceição e chegando na Mauá.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Brigada Militar acompanhou a mobilização.
Em nota, a Uber afirma que cancelar corridas intencionalmente é um comportamento "que prejudica o funcionamento a plataforma, outros motoristas e usuários".
A presidente do Sindicato dos Motoristas de Transporte Individual por Aplicativo do Estado, Carina Trindade, diz que a ideia é pressionar vereadores para aprovar uma CPI.
— A gente quer que seja aprovada uma CPI do transporte por aplicativo. Teve motorista muito bem avaliado que foi banido. Eles não discriminaram qual o motivo dele cancelar a corrida.
A presidente afirma que a plataforma pegou o número geral de cancelamentos sem saber o motivo. Carina diz que houve cancelamentos por passageiro sem máscara ou excesso de passageiros, mas que isso não foi levado em conta.
A reunião de mediação entre representantes de motoristas de aplicativo e da Uber com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que ocorreria hoje foi cancelada. A empresa pediu a retirada da pauta.
O que diz a Uber
Confira a seguir, na íntegra, a nota enviada pela companhia:
"Dos cerca de 1 milhão de motoristas e entregadores parceiros cadastrados na Uber, 0,16% do total apresentaram —de maneira recorrente— comportamentos que prejudicam intencionalmente o funcionamento da plataforma. Com isso, atrapalham outros motoristas e usuários que apenas desejam gerar renda ou se deslocar.
Motoristas parceiros são profissionais independentes e, assim como os usuários, podem cancelar viagens quando julgarem necessário. Cancelamentos excessivos ou para fins de fraude, porém, representam abuso do recurso e configuram mau uso da plataforma, pois atrapalham o seu funcionamento e prejudicam intencionalmente a experiência dos demais usuários e motoristas. A Uber tem equipes e tecnologias próprias que revisam constantemente as viagens e os cancelamentos para identificar suspeitas de violação ao Código da Comunidade e, caso sejam comprovadas, banir as contas envolvidas.
Comportamentos como a prática de cancelar diversas viagens em sequência e logo após terem sido aceitas prejudicam negativamente todos que usam a plataforma porque, de um lado, impedem que outros motoristas parceiros gerem renda atendendo as mesmas solicitações de viagens canceladas, e, por outro, deixam os usuários esperando mais tempo ou até desistindo da solicitação.
O abuso no cancelamento de viagens não tem nada a ver com a liberdade do motorista parceiro de recusar solicitações. Na Uber, o motorista é totalmente livre para decidir quais solicitações de viagem aceitar e quais recusar. A conexão entre parceiro e usuário - quando nome, modelo e placa do carro são compartilhados e o usuário recebe a confirmação de que o motorista está a caminho - só ocorre depois do motorista ter conferido as informações da solicitação (tempo, distância, destino etc.) e decidido aceitar a realização da viagem."