A manhã desta terça-feira (2) foi marcada por reclamação de passageiros devido ao tempo de espera em paradas de ônibus de Porto Alegre. Desde sábado (27), os coletivos estão liberados apenas para transportar passageiros sentados. Conforme as mensagens encaminhadas à Rádio Gaúcha, os problemas ocorreram em diferentes áreas da Capital, sobretudo na Zona Sul.
"Ontem (segunda-feira), o prefeito andou de ônibus às 8h. Mas nessa hora já estamos nos nossos empregos e já diminuiu o movimento. Entre 6h e 7h é impossível embarcar. Passa o primeiro ônibus, o segundo, o terceiro, e nenhum encosta na parada. Precisamos trabalhar e nossas empresas seguem funcionando", escreveu a ouvinte Caroline Lopes, moradora da Zona Sul.
Nesta segunda-feira (1º), o problema já havia sido relatado pelos usuários. Moradores reclamaram que esperaram até 40 minutos por um ônibus, e alguns passaram direto pelas paradas pois os veículos já estavam com todos os bancos ocupados.
Em entrevista ao Gaúcha Atualidade nesta manhã, o secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Luiz Fernando Záchia, explicou que ocorreu reforço nas linhas da Capital:
— Houve aumento no número de ônibus nos horários de pico nas chamadas "linhas de cabeceiras", na Lomba do Pinheiro, Restinga e Zona Norte, por exemplo.
A EPTC afirma que foi realizado reforço na tabela horária com carros extras que são acionados de acordo com a demanda e a inclusão de mais uma viagem na faixa horária que houver necessidade. Informa, ainda, que houve aumento de viagens nos horários de pico para suprir a demanda da limitação de passageiros sentados.
O secretário acrescentou que muitos empregados das empresas de ônibus estão afastados do trabalho por licença-saúde
— Na semana passada, a Carris tinha 406 funcionários afastados do trabalho, a grande maioria por covid-19 ou por familiares próximos terem testado positivo. Isso reflete na operação, pois não se consegue substituir um motorista de um hora para outra — comentou.
A EPTC orienta que os passageiros informem problemas pelo número 118 com a identificação de linha, prefixo, horário e local da ocorrência para colaborar com os ajustes necessários e com a fiscalização. Além disso, a fiscalização foi reforçada nos principais eixos de deslocamento do transporte, como Sertório, Estrada João de Oliveira Remião, Bento Gonçalves, João Pessoa, Terminal Triângulo, Edgar Pires de Castro com Juca Batista, Assis Brasil, Protásio Alves e Osvaldo Aranha.