A grande procura por vacinas provocou a interrupção da imunização por cerca de três horas no posto de saúde da Vila Ipiranga, em Porto Alegre. O fato ocorreu na tarde desta segunda-feira (29), na zona norte da Capital.
Conforme idosos que aguardavam na fila, por volta das 12h, as doses acabaram e o posto encerrou as imunizações. Alaide Ruppental, de 69 anos, disse que voltou para casa devido à falta de doses.
— Vim de manhã, aí não tinha ficha naquela hora. Voltei pra casa e distribuíram umas fichas. Agora, eu tive que ficar esperando, e estou aqui ainda — disse.
Uma funcionária do posto ouvida pela reportagem confirmou a situação. Pouco depois das 15h, após três horas de espera, novas doses chegaram ao local e a imunização foi retomada.
Por volta das 16h, cerca de 50 idosos ainda aguardavam do lado de fora para se imunizar. A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Saúde, que confirmou a situação, mas disse que não houve paralisação em outros postos.
Com a abertura para vacinação de idosos com 69 anos ou mais, os postos de saúde de Porto Alegre registraram longas filas ao longo desta segunda-feira. Nas primeiras horas da tarde, também havia espera em pontos de imunização como o Centro de Saúde Modelo, no centro, e a Unidade Básica Santa Cecília. Amanhã, idosos com 68 anos começam a ser imunizados na Capital.