Um buraco grande e outro menor, sinalizados com cavaletes, atrapalham o trânsito para quem sai de Porto Alegre pela região da rodoviária. Desde novembro do ano passado, o problema está na faixa da direita da Rua da Conceição, no acesso à Castello Branco, bem em frente à estação do trensurb, no Centro.
Na manhã desta quinta-feira (18), um carro e uma moto quase colidiram ali.
O buraco maior está tapado com uma chapa de ferro e há vários cavaletes no entorno. Ele ocupa a faixa exclusiva dos ônibus e atrapalha também o transporte público.
Populares relatam que o problema se iniciou em setembro do ano passado, após uma chuva forte. O buraco era pequeno. Uma escavadeira foi acionada, abriu mais e, desde novembro, nada mais foi feito.
- Foi aumentando a cada dia e atrapalha demais o trânsito. E já se perderam muitos cavaletes, pois acabam sendo atingidos - diz Renato Santos, vendedor da região.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) afirma, por nota, que parte da galeria pluvial quebrou, o que originou o buraco. O próprio órgão confeccionou, no final de janeiro, duas lajes de grandes dimensões. O tempo de cura é de 30 dias, e a previsão é de que o conserto ocorra na próxima semana, dependendo do clima.
Confira a nota do Dmae
"O Dmae tem mantido sinalizado o buraco em frente à estação rodoviária até o conserto. No local, parte da galeria pluvial quebrou, o que gerou um buraco na via. O próprio departamento está confeccionando duas lajes para a manutenção. São lajes de grandes dimensões, e foram concretadas na fábrica de tampas e lajes pluviais da prefeitura no final de janeiro, sendo que o tempo de cura é de 30 dias. Depois de prontas, as equipes agendarão a intervenção, que será realizada com auxílio da EPTC devido ao trânsito no local. A previsão é de que o conserto ocorra na próxima semana, ainda em dia a ser marcado, pois o serviço depende de tempo seco."