A menos de dois meses do início do ano letivo na rede municipal de ensino de Porto Alegre, o levantamento de vagas feito pela prefeitura já contabiliza um déficit de 1.630 vagas na Educação Infantil. Como a prefeitura ainda espera um aumento nas matrículas, o déficit deve aumentar nas próximas semanas.
A chamada “demanda reprimida” de vagas é apresentada no Diagnóstico da Rede Municipal de Educação, divulgado no domingo (31) pela prefeitura. O levantamento mostra a repetição de um problema histórico de falta de vagas em creches públicas na cidade.
De acordo com a secretária municipal da Educação, Janaina Audino, além do déficit de vagas já constatado, ainda é esperado um aumento de ao menos 19% no número de crianças que devem ser inscritas no Ensino Infantil ao longo de 2021.
— Nossa prioridade no município é com a Educação Infantil, e a nossa maior demanda está nas creches. O que significa essa demanda reprimida? Temos muitas inscrições e poucas vagas. Essa demanda reprimida é justamente o que a gente ainda não consegue dar conta. E a gente ainda tem muito mais demanda que ainda nem se inscreveu — explicou Janaina.
A Educação Infantil é composta pelas creches (atendem de zero a três anos) e pré-escolas (de quatro a cinco anos). Os dados divulgados pela prefeitura mostram 9,1 mil inscrições de crianças para creches e outras 3,5 mil para pré-escola, em 2021. O número de inscrições, conforme o levantamento, é 19% menor do que em 2020.
A Secretaria Municipal da Educação(Smed) também prevê que o número de famílias interessadas na educação pública vá aumentar, em comparação a 2021, devido ao fechamento de instituições privadas.
— No cenário de pandemia, a gente teve um dado de que em torno de 70% das escolas privadas de Educação Infantil fecharam com a pandemia. Quem vai receber essa demanda? Nós, o público. Se agente já tinha um desafio, imagina agora, com esse cenário — avaliou Janaina.
O ingresso das crianças na Educação Infantil de Porto Alegre tem duas etapas. A primeira é a inscrição, quando os pais ou responsáveis indicam três escolinhas de preferência para as crianças. Depois, as próprias instituições buscam os pais para efetivar as matrículas. O ano letivo começa em 22 de fevereiro.
Para inscrever as crianças, a Smed recomenda o envio de e-mail para gestaodevagas@portoalegre.rs.gov.br. Dúvidas podem ser respondidas pelos números (51) 3289-1979 e 3289-1976. O contato digital está sendo priorizado, por conta da pandemia. No caso de famílias sem acesso a e-mail, é possível fazer a consulta presencial na sede da Smed, na Avenida dos Andradas, 680, Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30min.