Moradores da cidade de Canoas, na Região Metropolitana, vêm sentindo alterações na água vinda das torneiras há alguns dias. Em vários bairros, eles relatam um odor muito forte na água que é distribuída pela Corsan.
Alguns afirmam que, mesmo com filtro, o gosto e o odor ruim permanecem. O auxiliar fiscal Leonardo Marques, morador do bairro Igara, é um dos que tem comprado água mineral até mesmo para cozinhar.
— Ela não está com uma cor diferente, apenas o gosto e o cheiro. Pela manhã, quando abrimos a torneira, ela já vem com um cheiro forte. A gente tem comprado água por aqui. Nem alimentos a gente lava mais com ela, porque fica com gosto — afirma.
A Corsan esclarece que este problema está ocorrendo devido à alteração muito acentuada da quantidade da água bruta dos rios que é utilizada para o abastecimento, em função da estiagem e da proliferação de algas. De acordo com a companhia, as algas liberam substâncias que não são tóxicas, mas dão esse gosto e odor de terra na água.
A Corsan afirma ainda está tomando todas as providências, nas estações de tratamento, para eliminar o desconforto, e enfatiza que as substâncias não trazem malefícios à saúde e que a água distribuída é segura e atende aos padrões de potabilidade do Ministério da Saúde.