Ao mesmo tempo em que muitos estabelecimentos fecham as portas em definitivo em razão da pandemia de coronavírus, Porto Alegre também vê marcas novas surgindo desde março. GaúchaZH relacionou 13, contando um pouco do seu produto e história.
Churrasco com gosto americano por entrega
O Serratus Ventralis Churrasco foi um negócio pensado, estruturado e inaugurado durante a pandemia de coronavírus, dentro da proposta de delivery e take away. Localizado no bairro Jardim Botânico, começou as operações no dia 1º, e o primeiro final de semana já foi acima das expectativas: receberam 59 pedidos, no que estavam esperando uns 40.
Rafael Dias, um dos sócios, responsável pela cozinha, aprendeu técnicas do churrasco americano no setor de carnes em um restaurante da cidade de San Diego. Inicialmente, a casa de churrasco atende apenas aos finais de semana, mas a intenção é ampliar dentro de algumas semanas e — quiçá — expandir ainda mais após a pandemia.
— A gente ainda quer se tornar um açougue e padaria ao mesmo tempo — afirma o jornalista Paulo Ledur, 38 anos, um dos sócios, que sonha até com filiais.
É possível fazer pedidos pelo WhatsApp (51) 99577-5570. Mais informações na conta do Instagram.
Um cabeleireiro na cozinha
Durante o período em que não podia abrir seu salão de beleza no Jardim Botânico, o cabeleireiro Rafael Lacerda, 46 anos, encontrou uma outra forma de botar a mão na massa — literalmente. Começou, no mês passado, um negócio de massas frescas e molhos para entrega.
Lacerda é formado em gastronomia, mas não trabalhava na área há mais de 15 anos. Com o maquiador Felipe Fagundes, 29 anos, prepara os alimentos da Madre Massas na cozinha do apartamento. Eles mesmos fazem a entrega ou mandam pelo transporte do aplicativo.
Com um primeiro investimento de só R$ 250, para ingredientes e embalagens, Lacerda começou oferecendo o produto para clientes do salão, para conseguir pagar as contas do estabelecimento.
Agora, com a possibilidade de reabrir o salão, o cabeleireiro se desdobra entre as duas funções. Segundo ele, os pedidos não param de chegar, e é possível que decida manter o negócio mesmo depois da pandemia.
As encomendas são feitas pelos fones (51) 98212-6790 ou (51) 98054-8247. Veja aqui a conta no Instagram.
Loja de conveniência fit
Loja de conveniência de alimentação saudável, a Nowheat chegou a Porto Alegre no meio da pandemia. Com centro de produção em Novo Hamburgo, a empresa oferece refeições saudáveis congeladas 100% naturais e livres de glúten e lactose em unidade no Bourbon Assis Brasil, como adiantou a colunista Marta Sfredo.
A Nowheat funciona em sistema take away: o cliente escolhe a refeição, aquece no local e retira para comer na praça de alimentação. Como Tami Bourscheidt, proprietária e idealizadora da Nowheat, relatou à coluna, a constatação de que muitos não estavam conseguindo cozinhar, confirmou a oportunidade.
As refeições também podem ser entregues por aplicativo próprio. Clique aqui para acessar o site.
Hambúrgueres de um pub temático de E-Sports
O coronavírus atrapalhou os planos de inauguração do Gank Pub, mas os três sócios já começaram com a entrega de hambúrgueres para conseguir pagar as contas do lugar. A proposta do estabelecimento no bairro Rio Branco é de um bar temático de esportes eletrônicos, com exibição de campeonatos de games como League of Legends.
O imóvel de 200 metros quadrados foi alugado ainda em dezembro, e, após a reforma, a intenção era abrir em abril.
— Foi um banho de água fria, mas a gente segue ansioso pra receber os clientes. Será o único bar da cidade com essa temática — conta Guilherme Batista Flores, 31 anos, um dos sócios.
Pedidos são feitos pelo whatsapp (51) 99430-4004 ou no iFood a partir das 18h. Há mais informações na conta do Instagram.
Nova marca de sushi para sobreviver à pandemia
À frente hoje da Ninja Temaki, Diogo Simoes Pires, 46 anos, já administrava um restaurante de comida japonesa na Avenida Venâncio Aires, mas, durante a pandemia, acabou se desvinculando para lançar sua própria marca. O motivo foi a necessidade de fazer telentrega e operar por pegue e leve — modalidades não permitidas no contrato que tinha.
— Foi fundamental para sobreviver. Quem não se digitalizou e migrou para delivery está desesperado — comenta.
Ele se vinculou a aplicativos de entrega, criou um site de e-commerce e tem conseguido, assim, pagar ao menos parte das compras.
— É uma marca nova, ninguém conhecia, então todo dia é um desafio. Mas quem sair, vai sair fortalecido dessa — afirma.
Mais informações na plataforma da marca ou na página do Instagram.
Pizza apenas para entrega
Com a proposta de um produto acessível, a Pizza Portata já foi criada exclusivamente para entrega. Trata-se de uma empresa familiar, que já administrava o Mister-X, da Cidade Baixa. Marcia Machado Aguirre, 44 anos, relata que a ideia tinha meio ano, e conseguiu tirá-la do papel em junho.
— Em razão de o delivery ser o modelo momento, quem investir em delivery consegue um resultado bom — opina.
O WhatsApp da pizzaria é (51) 99179-6325.
Treinamento físico online para mulheres
Com academias fechadas e orientações para manter o isolamento social, três profissionais de educação física criaram a Verso, negócio de treinamento físico online apenas para mulheres. Usando a plataforma Zoom, com data e horário marcado, elas passam combinações de exercícios que não precisam de acessórios, pensando no público que não possui os equipamentos em casa.
— Quando a pandemia começou, a gente não sabia quanto ia durar. Pensamos em como nos defender no meio dessa loucurada — diz Natalia Camargo, 28 anos, uma das sócias.
O sucesso da Verso vem em numa crescente, segundo ela. De 40 vagas disponibilizadas, tem hoje 36 ocupadas.
Mais informações na página do Instagram.
Novo Café e Bistrô na 24 de Outubro
Localizado na Avenida 24 de Outubro, o Verissimo Café Bistrô ficou pronto durante a pandemia, e os sócios tiveram que se adaptar a entregas e pegue e leve, modelos que nem previam, para poder começar a trabalhar.
Há um mês, a loja oferece doces, como cheesecakes e bolos, e, durante a semana, também trabalha com almoços por encomenda. Serve o que Fernando Gadelha, 40 anos, chef e sócio do Verissimo, chama de “receitas com uma panela só”: nhoque, galinhada, risoto, carreteiro mais gourmetizado e outros pratos.
— Não acreditava no take away e delivery, tive uma surpresa muito positiva. Vamos manter depois da pandemia, inclusive quando pudermos receber clientes — diz ele, que dá o conselho: — O que tem que fazer é facilitar, tem que ter um canal de acesso fácil, com poucos cliques. Quem se preparar nessa direção vai ter sucesso.
Pedidos são feitos pelo telefone (51) 99410-8070. Mais informações, na página do Facebook.
Restaurante japonês chega a Porto Alegre
O restaurante Jappa Boy, criado em Novo Hamburgo em 2015, chegou a Porto Alegre no dia 29, como adiantou a coluna de Marta Sfredo. A unidade da Rua 24 de Outubro aposta nas vendas por delivery e take away de pratos como sushis, além de opções de fora da culinária japonesa, incluindo ceviche.
"Estávamos com grande perspectiva de melhora de vendas para 2020 e já vínhamos sentindo aquecimento do mercado com maior faturamento. Agora, teremos período complicado pela frente, muitas empresas terão de se reinventar e buscar maneiras mais efetivas de trabalhar. Creio que estamos no caminho", relatou, em nota, Matheus Rosa, um dos empresários à frente do projeto.
Mais informações no site do restaurante.
Aromas para resgatar memórias
Depois de trabalhar 21 anos em uma ONG, que encerrou as atividades no ano passado, Marissol Souza dos Santos decidiu começar a empreender, mesmo em meio à crise. Transformou a área da churrasqueira de casa, no bairro Aberta dos Morros, zona sul de Porto Alegre, em uma pequena fábrica de sabonetes artesanais líquidos e em barra, aromatizadores, difusores e produtos para a pele, como hidratantes e óleos bifásicos. Deu à marca o nome de Aromas de Sol.
— Foi uma forma de ocupar o tempo na quarentena e não parar — relata.
O marido ajuda no dia a dia e os filhos dão uma mão nas redes sociais e com a comunicação. O objetivo de Marissol é deixar Porto Alegre mais perfumada e, com sorte, despertar nos clientes memórias afetivas.
— Nesse momento, o que a gente precisa é cuidar da gente — acrescenta.
Há mais informações da marca na página do Facebook e o WhatsApp para pedidos é (51) 99270-5335 .
Delivery enquanto o bistrô não inaugura
A Feliz Felizardo inaugurou no comecinho da pandemia: no dia 28 de março. Inicialmente, a proposta era de ser um bistrô no bairro Jardim Botânico. Mas com o fechamento dos restaurantes, a estratégia se voltou ao delivery e ao take-away.
O restaurante serve, durante a semana, pratos feitos, com duas opções de proteína — geralmente, uma carne branca e uma vermelha — uma guarnição, arroz, feijão e salada, com um preço justo, destaca o proprietário Eduardo Sindermann, 47 anos. Nos finais de semana, eles levam produtos de galeteria para a casa dos clientes.
— O resultado tem sido positivo. Devo manter a mesma estratégia e, quando for permitido reabrir, agregar um serviço diferenciado no salão do bistrô.
Acesse o site da empresa neste link.
Alecrim Dourado Cozinha Prática
O Alecrim Dourado Cozinha Prática nasceu há um mês, com a proposta de comida do dia a dia — pratos como carne de panela e fricassê — a preço fixo de R$ 14,90.
Ele pertence aos mesmos proprietários do Tasco Bistrô e da Fue Cozinha Contemporânea, negócios focados da classe B, e surge com o propósito de atender a classe C.
— Usando a mesma infraestrutura, a gente lançou essa nova marca, para atender só por só por delivery — explica o sócio-fundador Heraldo Cardoso de Almeida, 35 anos.
Mesmo após a pandemia, o Alecrim Dourado deve seguir atendendo só nas modalidades de entrega.
Encomendas podem ser feitas neste site.
Academia de cross fit no bairro Protásio Alves
Especializada em cross fit, a academia Pedreira ficou pronta no meio da pandemia e chegou a começar a funcionar no início de junho. O local conseguiu conquistar 40 alunos nos poucos dias em que operou. Logo, teve de suspender as atividades para atender ao decreto que interrompia as atividades.
Após a liberação, com restrições para o funcionamento, as atividades no local voltaram a ocorrer na última terça-feira. Conforme o sócio do estabelecimento, Pedro Marques, as medidas de higiene e distanciamento são aplicadas no local.
– A gente observa que há bastante procura, muita gente querendo voltar aos execícios. Na quarentena, muitas pessoas acabaram ganhando peso, se sentindo meio para baixo, e buscam essa retomada – afirma Marques.
O espaço fica na Rua Ney da Gama Ahrends, no bairro Protásio Alves, e começou a ser idealizado em julho de 2019.
Há mais informações sobre a academia na página do Facebook.