Candidatos aos cargos de agentes de saúde e de agentes de combate a endemias prestaram provas na manhã deste domingo (30) em Porto Alegre. No total, 1.245 pessoas se inscreveram para 138 vagas, além de cadastro reserva.
Segundo nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a abstenção foi de 40%. A pasta informou que o motivo provável foi a chuva.
As provas, que são teóricas e presenciais, começaram às 9h40min na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em mais duas escolas municipais da Capital. Os candidatos tiveram três horas para completar a grade de respostas. Os aprovados vão preencher as vagas extintas do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf).
Como o concurso ocorreu em meio à pandemia, os candidatos foram orientados a chegar antes, a partir das 8h, para evitar aglomeração. Todos precisaram usar máscaras, sob risco de desclassificação. Além disso, era obrigatória a higienização de mãos na entrada dos locais de prova, assim como o respeito ao distanciamento demarcado nas filas de acesso.
O concurso foi liberado porque envolve a área da saúde, considerada área essencial. Segundo a SMS, as provas ocorreram normalmente e seguiram “todos os protocolos indicados por autoridades de saúde com relação à covid-19”.