A prefeitura de Porto Alegre realiza, neste domingo (30), o concurso para o cargo de agentes de saúde e de endemias. São 138 vagas a serem preenchidas, além de cadastro reserva. Ao todo, 1.245 pessoas se inscreveram para o exame. As provas teóricas serão presenciais, a partir das 9h40min, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em mais duas escolas municipais da Capital. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os aprovados irão preencher as vagas extintas do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf).
Como o concurso será realizado em meio à pandemia do coronavírus, os candidatos foram orientados a chegar antes, a partir das 8h, para evitar aglomeração. Questionado sobre a liberação de provas durante o distanciamento controlado, o Comitê de Dados do governo do Estado informou que o modelo não traz nenhuma vedação específica para a realização de concursos públicos para áreas essenciais, como é o caso dos serviços de saúde.
“Cabe ao município, porém, seguir os protocolos gerais previstos no modelo (uso de proteção individual e distanciamento mínimo, por exemplo), assim como as demais diretrizes e portarias fixadas pelas autoridades sanitárias”, destaca a nota.
De acordo com a prefeitura da Capital, os candidatos precisam, obrigatoriamente, usar máscara. Quem não estiver com o acessório será excluído da prova. Na entrada dos locais, os candidatos deverão guardar seus pertences e higienizar as mãos, assim como respeitar o distanciamento demarcado nas filas de acesso. Os portões fecham às 9h30min e os candidatos terão três horas para preencher a grade de respostas.