Os albergues de Porto Alegre devem registrar mais uma noite de grande procura nesta sexta-feira (21).Na madrugada passada, todas as 100 vagas disponíveis foram ocupadas por pessoas em situação de rua. O aumento na demanda está relacionado às baixas temperaturas, que devem prosseguir até o domingo (23).
De acordo com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), todos que procuraram os serviços foram acolhidos. “Além disso, a Fasc realizou 14 abordagens noturnas. Somente uma pessoa abordada aceitou ir para um espaço de acolhida”, afirmou em nota.
São quatro locais preparados para receber pessoas em situação de rua na madrugada: Albergue Renascer, na Rua Praça Navegantes, 41, no bairro Navegantes; Albergue Acolher 1, na Rua João Simplício, 38, na Vila Jardim; Albergue Acolher 2, localizado na Rua 7 de Abril, 315, bairro Floresta; e Albergue Dias da Cruz, na Avenida Azenha, 366, no bairro Azenha.
Já em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, o antigo Hotel Fenac, localizado no complexo do Centro de Eventos da Fenac, no bairro Ideal, foi transformado em um albergue de até a próxima segunda-feira (24). O espaço, com 80 vagas, foi preparado para ser um centro de tratamento a pacientes com coronavírus, mas não será mais usado para esse fim.
— Como não tivemos adesão, ele estava fechado. Quando nos deparamos com a previsão de frio, decidimos abrir as portas para atender os moradores de rua e evitar que eles sofram pelas baixas temperaturas – detalha o secretário de Desenvolvimento Social, Daniel Bota.
Na última madrugada, 16 pessoas foram abrigadas no antigo hotel.
— Aproveitando essa ação, nossos técnicos estão trabalhando com essas pessoas para que elas sejam referenciadas aos albergues ou abrigos da prefeitura. Normalmente são pessoas que não conseguem acesso ou não querem procurar a ajuda da secretaria – observa.