A prefeitura de Porto Alegre está adotando medidas para evitar o contágio de moradores de rua pelo coronavírus. Uma das ações começa nesta segunda-feira (23) com a disponibilização de 205 novas vagas através de um abrigo temporário.
Segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), um prédio da Organização Irmandade Nossa Senhora dos Navegantes, localizado na Rua Praça Navegantes, número 41, na zona norte, foi requisitado pelo poder público por meio de decreto da última sexta-feira.
O local possui três andares, quartos coletivos arejados e refeitório. O acolhimento começa às 19h desta segunda-feira e conta com o apoio das secretarias municipais da Saúde e da Segurança.
O espaço está sendo preparado desde o fim de semana e vai priorizar isolamentos, bem como higienização. Todos os cuidados estão sendo tomados no atendimento de prevenção ao vírus.
— O objetivo é garantir o isolamento da população em situação de rua. Nossas equipes estão preparando o espaço para receber as pessoas a partir do início da semana — explica Vera Ponzio, presidente da Fasc.
A requisição do prédio foi cumprida no último sábado.
Segundo a Fasc, de janeiro de 2019 a janeiro deste ano, um total de 2.679 pessoas em situação de rua foram abordadas pelas equipes. O número foi divulgado pelo órgão para se ter uma ideia de quantas pessoas vivem nessas condições na cidade.
A Capital ainda conta com mais três albergues que podem ser acessados pela população, com atendimento entre 19h e 7h. São eles:
Albergue Acolher 1
- Rua João Simplício, 38, bairro Vila Jardim
- Telefone: 3737-2279
Albergue Acolher 2
- Rua 7 de Abril, 315, bairro Floresta
- Telefone: 3737-2118
Albergue Dias da Cruz
- Avenida Azenha, 366, bairro Azenha
- Telefone: 3223-1938