A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta, nesta sexta-feira (10), para inundação da região das ilhas. O nível do Guaíba está subindo ao receber a água dos rios da metade norte do Estado que tiveram cheias nos últimos dias, como Taquari e Caí.
Os órgãos municipais e estaduais, com a coordenação do município, estão colocando em prática o plano de contingência para atender os moradores — mas a pasta relata que depende da aceitação das pessoas em deixar suas casas e irem para o abrigo. Até o momento uma família foi removida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para casa de parentes.
O Guaíba chegou na marcava de 2m47cm no cais às 13h, quando o normal é 1m20cm, e 2m2cm na Ilha da Pintada. Na Ilha do Pavão, a água já toma ruas e assusta moradores. Já tem pessoas deixando suas casas por conta.
Na Rua Nossa Senhora Aparecida, na Ilha Grande dos Marinheiros, a água se aproxima do vão que passa rente à via. Em um ponto ao lado do Rio Jacuí, o caminho só pode ser feito em pequenas embarcações.
A boa notícia é que o nível das águas na Foz do Guaíba na Lagoa dos Patos diminuiu nove centímetros nas últimas 48 horas, o que indica que a "vazão está excelente e que não há represamento em função do vento", segundo a Defesa Civil.
O alerta segue até o meio-dia de segunda-feira (13). Emergências devem ser comunicadas à Defesa Civil (199) ou ao Corpo de Bombeiros (193).