A prefeitura de São Sebastião do Caí, após reunião com a Defesa Civil, decidiu nesta quinta-feira (9) decretar situação de emergência devido à enchente do Rio Caí. O curso de água atingiu a terceira maior marca da história, Segundo a defesa civil municipal, alcançando na quarta-feira (8) a marca de 14,40 metros.
De acordo com a Defesa Civil do município, 436 famílias precisam deixar suas residências e estão na casa de amigos e parentes. Outras 63 estão divididas em quatro abrigos da prefeitura. Nos locais, as famílias tiveram a temperatura medida e receberam kits com álcool gel e máscaras.
A retirada dos moradores começou quando o rio Caí atingiu a marca de oito metros, ainda no início da noite da terça-feira (7). O coordenador da Defesa Civil de São Sebastião do Caí, Pedro Griebler, afirma que nunca tinha visto o rio subir da maneira como ocorreu entre a terça e quarta-feira.
— O rio subia em um ritmo baixo até o início da noite. A partir daí, a impressão que tínhamos é que havia aberto uma represa. O rio subiu um metro em uma hora. Foi assustador, parecia um monstro! Chegava a “urrar” tamanha a força da água — relatou o coordenador.
Na última medição feita pela Defesa Civil municipal nesta quinta-feira, o Rio Caí já estava em declínio, com 12,7 metros – ainda 2,7 fora do leito.