A reabertura dos comércios e de atividades em Porto Alegre se refletiu no aumento do uso das bicicletas de aluguel na cidade. Segundo a empresa Tembici, que administra o serviço BikePoa, houve um aumento de 15% no número total de viagens entre abril e maio.
Os números cresceram principalmente na segunda quinzena de maio, quando houve flexibilização das regras de distanciamento social para alguns serviços em Porto Alegre. Segundo o gerente regional da plataforma TemBici, Alex Ferreira, os próximos dois meses ainda serão de retomada, com a volta ao padrão de uso anterior à pandemia de coronavírus a partir de agosto ou setembro.
— Acreditamos que o uso está voltando aos poucos e deverá estar normalizado entre agosto e setembro. Tem a questão do clima aqui também. Mas, após a pandemia, é possível que haja uma migração do transporte público de ônibus e metrô para a bicicleta — disse.
A pandemia reduziu em 63% o número de viagens em maio de 2020, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Usuários que possuem planos mensais ou anual e que não estão usando as bicicleta não são cobrados.
A empresa e a prefeitura de Porto Alegre analisam a possibilidade de aumento do número de estações na capital. Atualmente, existem mais de 40 pontos para a retirada dos veículos.