A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e o Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES) firmaram parceria que visa ampliar os atendimentos de baixa e média complexidade na área da saúde em Porto Alegre. O convênio visa desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, com estudos e serviços técnicos. Com isso, futuros profissionais dos programas de residências médicas e multiprofissional e das pós-graduações vão participar de tarefas integradas no complexo hospitalar. Estudantes de graduação e pesquisadores de diversas áreas da saúde da instituição de ensino também farão parte do projeto.
Em um primeiro momento, serão desenvolvidas atividades práticas de alunos da graduação, com supervisão de professores, e de pós-graduação no setor de internação e emergência pediátrica do hospital.
A decana associada da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, Marion Creutzberg, afirma que a atuação em outras áreas de atenção à saúde por meio da parceria poderão ocorrer no futuro. O pró-reitor de Graduação e Educação Continuada da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, afirmou, por meio de nota, que a parceria vai contribuir para qualificar a saúde na Capital:
“Vamos contribuir ainda mais para a saúde da população da cidade por meio dessa atuação da nossa comunidade acadêmica. Essa parceria vai ao encontro da importância da diversificação das atividades práticas na área da saúde, pois contribui, em muito, para a formação de novos profissionais”.
O diretor técnico do HRES, Carlos Casartelli, avalia que a união com a PUCRS é de extrema importância e qualificará o atendimento aos usuários da casa de saúde.
Primeiras atividades no complexo hospitalar
Atualmente, mais de 5 mil estudantes e profissionais da saúde estão em formação nas escolas de Medicina e de Ciências da Vida e da Saúde da PUCRS. Na pós-graduação, participarão da iniciativa acadêmicos em Residência Médica, Práticas Médicas Hospitalares e Residência Multiprofissional e Uniprofissional. Na graduação, serão estudantes de onze cursos: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia.
O Hospital Restinga e Extremo-Sul conta com cinco unidades: pronto atendimento, centro de especialidades, unidade de diagnóstico e hospital e escola de gestão em Saúde. O hospital também tem um centro cirúrgico. Ao todo, são 111 leitos de internação e 48 leitos de passagem/observação no complexo.