A retomada de parte das atividades de setores como comércio e serviços provocou aumento de 5% na demanda dos ônibus na Capital. O dado computa o número de passageiros entre terça-feira (19) e quarta-feira (20). O total de usuários do transporte coletivo não foi informado.
Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os dados estão sob análise diária para garantir que os ônibus não rodem lotados. Dados da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) indicam um aumento de 13% na demanda dos ônibus na comparação entre os últimos 12 dias úteis de abril e os primeiros 12 dias úteis de maio.
Mesmo assim, o número de passageiros nos coletivos está 66% menor do que no período anterior às medidas de distanciamento social tomadas para conter a pandemia de coronavírus, segundo a ATP. Na tarde desta quinta-feira (21), a reportagem de GaúchaZH circulou pela área central de Porto Alegre e não encontrou coletivos lotados. Entretanto, em paradas de ônibus da Avenida Salgado Filho, a chuva provocou aglomeração de passageiros aguardando ônibus sob marquises de lojas.
O último decreto da prefeitura de Porto Alegre indica que os coletivos podem circular com até 10 pessoas em pé. Ônibus articulados poderão ter até 15 pessoas em pé. O uso de máscara é obrigatório para a tripulação e por passageiros.