Depois de interditar o Bourbon, a prefeitura de São Leopoldo notificou um novo supermercado na tarde deste domingo (24): o Hipermercado Big, localizado no bairro São José. De acordo com a força-tarefa que fiscaliza o cumprimento do decreto municipal que prevê medidas de prevenção contra o coronavírus, o estabelecimento estava operando com serviço de buffet para os funcionários, excesso de clientes na loja e falta de controle de público.
O supermercado foi multado e interditado e deve permanecer fechado até realizar todas as adequações. A previsão é de que a equipe de fiscalização da prefeitura retorne às 11h de segunda-feira (25) para avaliar se o estabelecimento pode reabrir as portas.
- A fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, junto com a equipe da Vigilância Sanitária, vai realizar uma nova vistoria no local. Se até o horário da vistoria a empresa estiver com todas as pendências sanadas, a autorização para reabertura poderá ser emitida - disse a chefe Departamento de Fiscalização da prefeitura de São Leopoldo, Patrícia Ferreira.
O mesmo procedimento foi adotado com o Bourbon, no Centro da cidade, que teve de fechar as portas no sábado (23) por descumprir com medidas para evitar o contágio entre clientes e funcionários. De acordo com a prefeitura, os trabalhadores atuavam sem máscaras e havia aglomerações de clientes em determinados pontos da loja. No domingo pela manhã, os fiscais retornaram ao Bourbon e autorizaram o supermercado a retomar as atividades.
De acordo com o fiscal Alexandre Schieffelbein, integrante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, pasta que integra a força-tarefa de fiscalização da prefeitura, o Bourbon se comprometeu em controlar as aglomerações em frente aos caixas e em outros pontos do estabelecimento, de forma a manter o distanciamento entre as pessoas. Também disse que a fiscalização será frequente.
- As vistorias serão rotineiras e, independentemente do número de pessoas dentro do supermercado, se houver aglomeração em setores e falhas na utilização dos EPIs, a loja vai ser interditada novamente.