A prefeitura de São Leopoldo multou e interditou o Supermercado Bourbon no final da tarde deste sábado (23). De acordo com o município, o estabelecimento — localizado na Rua Primeiro de Março, no Centro — não estava cumprindo normativas de decreto que impôs medidas de prevenção ao contágio do coronavírus.
Durante rotina de fiscalização, trabalhadores foram flagrados sem uso de máscaras. Também foi registrado excesso de clientes no interior da loja, confrontando determinação que obriga a atuação dos estabelecimentos com 50% de sua capacidade máxima previsa no Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI).
A chefe do Departamento de Fiscalização, Patrícia Ferreira, afirmou que o supermercado não estava com o PPCI disponível no momento da vistoria e atendia aproximadamente 500 pessoas.
— Eles não tinham a informação de quantos clientes poderiam atender na sua capacidade máxima e sem esse documento não se pode comprovar quantas pessoas o local comporta — explicou.
Patrícia também detalhou que os operadores de caixa não estavam utilizando máscara, apenas proteção de acrílico no rosto.
Reincidente no descumprimento de normas, o supermercado foi multado e deve permanecer fechado até que realize todas as adequações.
— A fiscalização retornará ao local na manhã desse domingo, 24 de maio, para verificar se as pendências foram sanadas para só então autorizar a reabertura — informou Thiago Gomes, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec).
Em nota, a assessoria do supermercado confirma que a loja foi fechada na tarde deste sábado pela prefeitura de São Leopoldo e "reforça que estava operando conforme o decreto municipal, com a população limitada a 50% do definido no PPCI do estabelecimento".