No primeiro final de semana com autorização para reabrir, dois dos principais shoppings de Porto Alegre não registraram aglomeração de pessoas na entrada. A reportagem esteve nas entradas do Iguatemi e do Praia de Belas no começo da tarde deste sábado (23). Nestes locais, feita a verificação da temperatura de cada cliente. Havia álcool gel para que higienizassem as mãos e indicação de distância de espera — embora não houvesse filas.
Um decreto publicado na terça-feira (19) pelo prefeito Nelson Marchezan autorizou a retomada do comércio não essencial, depois de dois meses de proibição. Ele estipula uma série de condições, como respeito a regras de higienização e de funcionamento do ramo da alimentação, restrição ao número de clientes atendidos de forma simultânea, distanciamento mínimo de dois metros entre os presentes nas áreas de trabalho e de circulação e de fornecimento de máscaras de proteção facial aos trabalhadores para o deslocamento em transporte coletivo.
Na sexta-feira (23), primeiro dia de operações, o Escritório de Fiscalização da Prefeitura conferiu o cumprimento das determinações do decreto em dez shoppings da cidade e em um centro comercial. Não foram registradas irregularidades.
Foram verificados os shoppings Moinhos de Vento, Iguatemi, Praia de Belas, Barra Shopping Sul, Shopping Total, Shopping João Pessoa, a rede Bourbon Wallig, Assis Brasil, Country e Ipiranga e o Centro Popular de Compras (CPC) Pop Center.