Correção: a iniciativa foi inspirada pelos círculos marcados no gramado do Domino Park, em Nova York, e não no Central Park, como publicado entre as 12h29min e as 13h05min. A informação já foi corrigida.
Inspirada no Domino Park, na cidade de Nova York, a Associação dos Amigos do Jardim Europa (AAJE) adotou uma iniciativa para tentar evitar aglomerações diante da pandemia do coronavírus: círculos no gramado do Parque Germânia, em Porto Alegre, delimitam uma área sugerida para os frequentadores. São 24 espaços com cinco metros de diâmetro cada, pintados com cal próximo ao lago da praça.
— Cada condomínio contribui e desse jeito podemos cuidar do nosso parque, que tem metade da área de mata preservada e a outra parte disponível aos visitantes — explica Celso Cirino, 57 anos morador e vice-presidente da AAJE.
Em parceria com a prefeitura de Porto Alegre, a associação realiza a manutenção da área. O custo para o vinco no solo e a cobertura com a tinta branca não foi informado, mas a AAJE afirmou não ter sido necessário dinheiro público ou aumento na contribuição dos associados.
Com 15 hectares protegidos por cerca, o Germânia fica aberto das 6h às 18h30min, e tem entre este sábado (30) e domingo (31), o primeiro final de semana com horário regular, após o último decreto municipal autorizar sua reabertura. Os círculos foram pintados na quinta-feira (27).
Nessa manhã, muitos visitantes foram surpreendidos pela novidade, aprovada por ampla maioria:
— Achei muito legal. Se deixar livre, as pessoas abusam do espaço - explica o empresário Felipe Silva Keenan, 19 anos.
Logo na entrada do parque há placas orientativas: "respeite demarcações de distanciamento", acompanhada de outro pedido: "use máscara". Atendendo o apelo, dividindo a curiosidade da demarcação com a vira-latas Olívia, a professora de inglês Jane Fornari, 66 anos, vai além, e sugere ampliar a área demarcada.
— Lá pra cima, nas escadas, muita gente gosta de sentar. Acho que podiam fazer mais lá - comenta.
Segundo os administradores, a área escolhida foi definida por serem os locais com maior concentração de famílias, principalmente nos finais de tarde. O bancário aposentado Luiz Carlos Rodrigues Ferreira, 69 anos, disse que "ter um espaço só pra si é muito bom para não haver aglomeração". Já o seu amigo, Jafete Monteiro, 85, é cético sobre o sucesso da iniciativa:
— Acho uma bobagem. Se vem muita gente não vai dar conta.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) esclarece que os círculos no Parque Germânia são um teste de modelo de delimitação de uso de área verde, com intenção de garantir distanciamento social seguro entre cada família. Afirma também que foram observados seis metros entre cada espaço, respeitando uma área segura aos frequentadores. Porto Alegre tem 681 praças e nove parques.