Uma operação da Polícia Civil com o Ministério Público Estadual e a Vigilância Sanitária de Porto Alegre realizou fiscalização em um supermercado na manhã desta quinta-feira (16). O caso ocorreu no bairro Agronomia, por volta das 10h30min. No local, havia produtos de limpeza irregulares, além de frascos de álcool gel falsificados em um depósito. Ninguém foi preso na ação.
Conforme o delegado da Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor, Joel Wagner, o mercado comercializava desinfetantes, água sanitária e alvejantes sem registro. Foram apreendidos 560 litros dos produtos em 216 embalagens. A Vigilância Sanitária constatou a infração.
Em um depósito do local, foram encontrados 135 frascos de 500 ml de álcool gel da marca Oxyclear. A Vigilância Sanitária constatou que o produto contém álcool impróprio, sem número de lote, sem data de fabricação, sem número de validade e apresentava um aspecto líquido com partículas de sujeira.
O proprietário do estabelecimento não foi preso na ação, pois ele não estava vendendo o álcool gel falsificado. Segundo o delegado, o homem já havia registrado ocorrência sobre os fatos por estar ciente de que se tratava de um produto adulterado.
O delegado ainda relata que o álcool gel apreendido nesta ocorrência pode ter ligação com uma prisão realizada no dia 7 de abril no bairro Mario Quintana. Na ocasião, foram localizados 3,16 mil frascos falsificados da mesma marca. Um homem de 47 anos foi detido e autuado em flagrante por crime contra a saúde pública.