Assinado nesta segunda-feira (20), o convênio entre a prefeitura de Porto Alegre e o Hospital São Lucas, da PUCRS, vai dobrar a capacidade de atendimento no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas em até 90 dias. Ao todo, serão 93 novos leitos que, somados aos atuais, chegarão a 185 disponíveis.
Reformas no prédio localizado na Avenida Independência serão realizadas nos próximos 30 dias. A expectativa é que a oferta dos serviços esteja disponível para a Operação Inverno.
– É uma área importante e que será referência não só para Porto Alegre, mas também para a Região Metropolitana e para o Estado. A gente otimiza as atividades do Hospital Presidente Vargas, qualifica e amplia com o Hospital São Lucas – afirma o prefeito Nelson Marchezan.
A contrapartida mensal em serviços é estimada em quase R$ 40 mil, o que garante procedimentos como internação em UTI e exames de tomografia e ressonância magnética. A parceria fornecerá profissionais, equipamentos, novos investimentos em infraestrutura e assumirá a manutenção do parque tecnológico da instituição municipal.
– Além dos leitos, o convênio prevê que a PUC vai disponibilizar engenharia clínica para a manutenção dos equipamentos, que é um gargalo que temos, além de contingente de recursos para garantir o funcionamento e novas reformas – diz o secretário municipal da Saúde, Pablo Stürmer.
Após as reformas, o Hospital Presidente Vargas chegará a 185 leitos na área materno infantil e psiquiatria. As vagas em UTI Neonatal chegarão a 25; os de Cuidados Intermediários Neonatal a 20; e os de UTI Pediátrica a 16. A instituição realiza, em média, cinco partos por dia e tem capacidade para até 10.
Ainda estão previstas reformas da Emergência Pediátrica no térreo. Além de melhorias no novo espaço da farmácia, rouparia, agência transfusional, área de nutrição, nas instalações elétricas e nos elevadores.
A parceria com a instituição privada garantirá a manutenção da rede materno-infantil do Sistema Único de Saúde (SUS), que será deslocada do São Lucas, que irá focar sua atuação na população adulta e geriátrica, para o Presidente Vargas.
Hospital Presidente Vargas (atualmente)
- Alojamento conjunto - 24 leitos
- Gestação de Alto Risco - 9 leitos
- Internação Pediátrica - 10 leitos (+2 leitos canguru)
- Internação Psiquiátrica - 18 leitos
- Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal - 8 leitos
- Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal - 12 leitos
- Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica - 6 leitos
Hospital Presidente Vargas (após reformas)
- Alojamento conjunto: 26 leitos
- Gestação de Alto Risco: 18 leitos
- Internação Pediátrica: 50 leitos (+ 6 leitos canguru)
- Internação Psiquiátrica: 24 leitos
- Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal: 25 leitos
- Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal: 20 leitos
- Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica: 16 leitos