Inaugurada nesta quarta-feira (4), a trincheira da Ceará, na zona norte da Capital, exigiu sete anos de obras. Planejada inicialmente para a Copa de 2014, a estrutura tem como objetivo facilitar o fluxo de veículos da região do aeroporto e da BR-116 em direção à área central de Porto Alegre, diminuindo os congestionamentos na Avenida dos Estados e na Farrapos.
Com apenas 320 metros de extensão, ao custo de R$ 39,27 milhões — R$ 10 milhões a mais do que o previsto na licitação, em 2012 —, a obra também deve cumprir outra função na cidade: servir de lição ao poder público sobre como planejar e executar melhorias viárias.
Em 10 imagens, relembre o histórico da obra:
Início das obras e o primeiro contratempo
A ordem de início da construção foi assinada em dezembro de 2012, com previsão de término em 18 meses. As obras, de fato, começam em janeiro de 2013 e, no mês seguinte, têm início os desvios de trânsito na região.
Apenas três meses após o início das intervenções, contudo, a empresa responsável pela obra da trincheira descobre que o solo da região é mais instável do que se imaginava — apenas 1,2 metro abaixo do nível da rua, por exemplo, há um lençol freático. Outros problemas, como a impossibilidade de operar equipamentos altos durante o dia pela proximidade com o Aeroporto, atrapalhariam o cronograma.
O primeiro atraso e nova previsão de entrega
Prevista para ser concluída em junho de 2014, antes da Copa do Mundo, a obra sofre o primeiro adiamento: um aditivo transfere a data para dezembro de 2015 — o que também não se confirma.
Trabalhos parados por falta de pagamento
No final de 2016, a prefeitura anuncia que as obras estão 92% concluídas e prevê a liberação para dezembro. Contudo, em maio do ano seguinte, os trabalhos são praticamente paralisados no local, por falta de pagamento por parte do Executivo à empresa responsável.
Financiamento e retomada
Na metade de 2017, a Câmara Municipal autoriza a prefeitura a buscar financiamento de R$ 120 milhões para retomar as obras da Copa. Os trabalhos na Avenida Ceará são retomados em março do ano seguinte, com promessa de serem concluídos em setembro — prazo que também não se confirma. Demora em pagamentos, infiltrações e problemas no pavimento obrigam a mudanças no cronograma.
Últimos ajustes para inauguração
Com 99% das obras concluídas, 2019 foi marcado por ajustes para garantir a liberação da trincheira ao tráfego de veículos. Entre as intervenções feitas estão a instalação da iluminação no trecho, colocação de lombada eletrônica e pintura das faixas de trânsito. A inauguração ganha um novo prazo: março de 2020.
Sete anos depois, a inauguração oficial
Com uma rápida cerimônia, a trincheira da Avenida Ceará foi finalmente liberada para veículos na manhã de 4 de março de 2020, após sete anos de obras. Como resultado da superficialidade do projeto inicial e da falta de previsão de limitações aos trabalhos, oito aditivos foram feitos ao contrato original.
Além de maior tempo de incômodo à população, as mudanças custaram mais aos cofres da cidade: o custo original em dezembro de 2012 era de R$ 29,5 milhões, mas as mudanças e atualizações elevaram o valor para mais de R$ 39 milhões.