Com o intuito de dar maior fluidez ao trânsito para quem se desloca da Zona Sul à área central de Porto Alegre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) inverteu o sentido de parte da Avenida Edvaldo Pereira Paiva (a Beira-Rio). Desde as 7h desta segunda-feira (2), todas as faixas da via estão liberadas no sentido bairro-Centro, a partir da Rua Nestor Ludwig até a Rótula das Cuias, junto à Avenida Augusto de Carvalho (veja o mapa abaixo).
O teste vai ocorrer em dias úteis, entre 7h e 9h30min, por tempo indeterminado. No primeiro dia de funcionamento, não houve registro de congestionamento no trecho, com movimento fluindo dentro da normalidade.
Para quem vem da Zona Sul pela Edvaldo Pereira Paiva, logo após o Estádio Beira-Rio, a faixa da esquerda dá acesso ao trecho invertido. Quem trafegar por esta pista não poderá ingressar na Avenida Ipiranga.
Para os motoristas que seguem em direção à Zona Sul, a Edvaldo Pereira Paiva estará bloqueada, e a Avenida Padre Cacique e a região do bairro Menino Deus são opções. A sinaleira junto à Nestor Ludwig segue operando normalmente.
A preocupação da EPTC é se a Avenida Padre Cacique suportará o fluxo de veículos em direção à Zona Sul nos próximos dias. Caso o teste dê certo, pode ser mantido até o final das obras do trecho 3 da orla do Guaíba.
— Desde o início desses serviços (no trecho 3 da Orla), a região apresenta lentidão no início da manhã. Faremos um teste com essa alteração para dar fluidez ao trânsito, mas é uma operação que pode ser desfeita. O monitoramento da Avenida Padre Cacique, e se ela vai suportar o movimento no sentido oposto, é o que vai determinar a continuidade ou não da inversão — explica o diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger Juliano.
A Edvaldo Pereira Paiva teve estreitamento de pista para garantir a segurança dos usuários da Orla após o passeio ter sido bloqueado para realização das obras de revitalização.