Com o retorno às aulas na maior parte das escolas e universidades e o fim de muitos períodos de férias, o trânsito e o transporte público voltam à rotina nesta segunda-feira (2). A tabela de verão foi encerrada, e trens e ônibus de Porto Alegre retomam os horários normais após pouco mais de dois meses.
Na Capital, a redução de 8% no número de viagens havia começado no dia 23 de dezembro. Segundo a EPTC, a diminuição, que ocorre todos os anos, foi feita devido a um fluxo de 17% a menos no número de passageiros. Apesar da medida, os primeiros e os últimos horários de todas as linhas permaneceram inalterados.
Já a tabela de verão da Trensurb havia entrado em vigor no dia 26 de dezembro. A partir desta segunda, os trens voltam a circular com intervalo mínimo de três minutos no horário de pico — o período havia sido reduzido para quatro nos últimos meses.
A Trensurb volta a disponibilizar 271 viagens por dia útil, sete a mais do que no período anterior. No horário de pico, o número de veículos à disposição aumenta de 22 para 24.
A operação de trens acoplados também volta a ser feita no horário de pico da manhã, com a circulação das composições de oito carros. A novidade é que, das 6h54min às 8h19min, três viagens partirão da Estação Sapucaia em direção à Estação Mercado, atendendo ao trecho e ao sentindo mais movimentado do sistema.
Também haverá uma viagem no sentido inverso. A melhoria na oferta de viagens amplia a capacidade de 13% no trecho, de 16,2 mil para 18.360 passageiros por hora por sentido.