Desde o início do cumprimento da lei que proíbe a autuação de guardadores de veículos em Porto Alegre, 93 pessoas foram autuadas por trabalhar como flanelinhas. Ao todo, foram 103 autuações, dez delas para punir pessoas que já haviam sido autuadas.
O local com maior registro de autuações é a Avenida Praia de Belas, na área central, com 15 multas. Na sequência está o Centro Histórico, com seis.
A Guarda Municipal acredita que o número de autuações poderia ser maior, mas vem encontrando dificuldades devido à falta de identificação de alguns dos trabalhadores e de denúncias da população.
— Os flanelinhas não estão mais tão identificados como antes. Com a denúncia, os agentes vão até o local tendo a descrição completa de quem está parado na rua fazendo algo irregular. — ressalta o comandante Marcos Nascimento, da Guarda Municipal.
Ele pede para que a população acione a prefeitura pelo telefone 156 para denunciar.
Para o próximo grande evento previsto para a Capital, o clássico Gre-Nal, no próximo sábado (15), a Guarda Municipal planeja reforçar o efetivo e as viaturas na região do estádio Beira-Rio.