A prefeitura apertou o cerco contra os guardadores de carros em Porto Alegre. Somente no fim de semana, 15 flanelinhas foram multados após serem flagrados por agentes da Guarda Municipal.
Cada um recebeu um auto de infração no valor de R$ 300. A maior parte das multas ocorreu na região da orla do Guaíba e no Parque da Redenção.
Em um dos casos, registrado no domingo (19), o guardador foi flagrado atuando com o auxílio de câmeras. A viatura da Guarda Municipal abordou o flanelinha e o multou.
Após a saída dos agentes, a movimentação dele continuou sendo monitorada e foi possível perceber que o guardador rasgou a autuação e seguiu na região. A viatura voltou ao local para conduzi-lo até a delegacia, mas quando os agentes se aproximaram ele fugiu em direção à Rua dos Andradas, no Centro Histórico.
Outros dez flanelinhas foram multados desde quinta-feira (16). Até agora, segundo o assessor operacional da Guarda Municipal, não houve autuação em caso de reincidência, quando a multa dobra de valor.
O tenente coronel Leandro Reis destaca que, num primeiro momento, se um guardador for flagrado pela segunda vez, ele será conduzido para a delegacia de polícia. Somente em uma terceira abordagem é que ele recebe autuação dobrada, no valor de R$ 600.
- Esse é um período de adaptação, em que contamos com a colaboração da população para demandar o (telefone) 156, bem como não dar dinheiro, em hipótese alguma, a esse pessoal. Pois tão logo seja demandado, tão logo esteja no nosso planejamento, vai passar uma viatura no local e vai adotar as providências, principalmente em dias de show, futebol, na orla, na redenção e demais parques em fins de semana - destaca o coronel Leandro.
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) continua realizando abordagens e oferecendo vagas de emprego e cursos para os guardadores. A lei foi sancionada na quarta-feira (15). O texto foi aprovado pelos vereadores em novembro do ano passado. Os valores arrecadados com as multas aplicadas serão destinados ao Fundo Municipal de Segurança Pública (Fumseg). Quem não pagar terá o nome inscrito na divida ativa do município.