A zona sul de Porto Alegre teve rajadas de vento de 100 km/h entre 17h45min e 17h50min, durante o temporal que atingiu a Capital no final da tarde de terça-feira (15). O número foi registrado pela estação meteorológica do Clube dos Jangadeiros, no bairro Tristeza.
A maior parte dos estragos provocados pelo mau tempo ocorreu na zona sul da cidade, onde a prefeitura concentrou os atendimentos. Houve a queda de pelo menos 51 árvores.
Em entrevista ao programa Timeline Gaúcha, o secretário de Serviços Urbanos da Capital, Ramiro Rosário, informou que o vento chegou a 70 km/h na área do aeroporto Salgado Filho, na Zona Norte.
Na tarde de terça-feira, a Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta informando sobre a possibilidade de chuva forte, queda de granizo e descargas elétricas, com previsão de rajadas de vento de 55 km/h – número que acabou sendo superado.
— O alerta já dava conta. A única coisa que não tínhamos como prever é a região da cidade que seria atingida. Nós damos o alerta para a cidade inteira — afirmou o coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, diretor-geral da Defesa Civil da Capital.
Ao longo desta quinta-feira, a Defesa Civil de Porto Alegre deve receber dados oficias de institutos de meteorologia sobre o temporal da terça-feira.