Terminou a espera para conseguir uma consulta dentro do próprio bairro. A partir desta sexta-feira (9), a comunidade da Vila dos Sargentos, na zona sul de Porto Alegre, volta a ter uma Unidade de Saúde (US) para chamar de sua. Em 2017, a prefeitura fechou o posto de saúde que funcionava na região. O motivo era a situação precária da estrutura e a ameaça do tráfico, que gerava insegurança aos funcionários da unidade.
O novo espaço fica a cerca de 700 metros do antigo, na Rua Argemiro Ogando Corrêa, via na entrada da Vila dos Sargentos. A mudança de local, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), traz segurança e facilita o acesso dos moradores aos serviços básicos de saúde.
Em comparação com o que era oferecido até 2017, os pacientes vão encontrar avanços significativos a partir de hoje. Conforme dados adiantados com exclusividade pela SMS ao Diário Gaúcho, cinco mil pessoas serão beneficiadas com a abertura da unidade. Isso porque o número de consultórios foi ampliado para quatro — no antigo espaço, eram dois — e os dois médicos da família responsáveis pelo atendimento terão carga horária de 40 horas semanais cada _ até 2017, eram dois profissionais do programa Mais Médicos com carga de 32 horas semanais no total.
A maior novidade disponibilizada pela prefeitura fica por conta do atendimento com dentista, já que a unidade é equipada com consultório odontológico. Além de médico e dentista, enfermeiros e técnicos em enfermagem completam a equipe de 16 profissionais da saúde.
Serviços
Em se tratando da infraestrutura, a US Morro dos Sargentos conta com salas de procedimentos, de curativos, de coleta e de vacina. O banheiro do local é acessível para pessoas com deficiência (PCD). Para o secretário de Saúde de Porto Alegre, Pablo Stürmer, a reabertura simboliza um movimento da administração para qualificar as unidades de saúde da Capital.
— Com essa entrega, a comunidade volta a ter uma estrutura digna. Principalmente, com acesso ao atendimento em saúde bucal. Estamos neste processo para potencializar o trabalho que uma equipe de atenção primária pode oferecer aos seus pacientes — explica Pablo.
Os profissionais que vão trabalhar na US Morro dos Sargentos fazem parte da Associação Hospital Vila Nova (AHV). A entidade já administra o hospital e a Clínica da Família do bairro Restinga, no extremo sul. Recentemente, a SMS ampliou o contrato com a AHV, que passou a administrar duas US, nas comunidades Macedônia e Hípica.
O investimento total na construção na Vila dos Sargentos foi de R$ 1,4 milhão — verbas do Fundo Municipal de Saúde. O terreno onde o prédio foi erguido pertencia ao Exército. Como contrapartida para uso da área, a prefeitura construiu um muro de 110 metros junto ao espaço. A inauguração da US será hoje, às 9h30min. O atendimento começa no período da tarde. A partir da próxima semana, o local funcionará das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Comunidade está ansiosa
A volta do atendimento na comunidade já desperta a curiosidade dos moradores da Vila dos Sargentos. Ontem, enquanto equipes da prefeitura faziam os últimos ajustes no local, quem passava pelo lado de fora espichava os olhos para o terreno, conferindo a novidade.
Administrador de um comércio próximo ao local, Singlair Dalla Libera, 34 anos, acredita que a volta do atendimento na comunidade será vantajosa também por diminuir o deslocamento dos pacientes — atualmente, os moradores da Vila dos Sargentos estavam sendo atendidos no bairro Guarujá, vizinho da comunidade.
— Como todo mundo foi para o Guarujá, ficou lotado lá. Isso gera demora para conseguir consultar. Agora, que vai voltar a funcionar aqui, acredito que tenha uma melhora nessa quesito — aposta Singlair.
Para o construtor civil aposentado João Maria de Oliveira Ortiz, 73 anos, morador da região há 40 anos, a nova estrutura representa muito para o bairro.
— Quando vim morar aqui, não havia serviço público para nós. Agora, já temos uma creche e o posto de saúde voltando para cá. É uma notícia muito boa — comemora João.