A Unidade de Saúde da Vila dos Sargentos, no Bairro Serraria, na zona sul de Porto Alegre, não tem previsão de retomar os atendimentos. Em entrevista ao programa Faixa Especial na noite deste domingo (2), o secretário de Saúde da Capital, Erno Harzheim, disse que um terreno nas proximidades da comunidade está em processo de cedência para a instalação de um novo posto.
"Vamos colocar uma estrutura provisória, mas de boa qualidade. Não se sabe se fixa ou móvel. Ainda estão sendo feitos levantamentos de valores e de disponibilidade para que seja colocado em operação o mais rápido possível", informou.
Conforme o secretário, estão sendo feitos estudos sobre a possibilidade de ser uma estrutura permanente. Sobre a presença fixa de policiamento para garantir a segurança e manter a unidade aberta, Harzheim não acredita que essa seja uma alternativa eficaz.
" Dentro de uma área conflagrada, às vezes a presença da Guarda Municipal ou da Brigada Militar, não é a melhor solução do ponto de vista da segurança. Dependendo do grau de conflagração na área, a presença de um sujeito armado da polícia às vezes até atrai uma ação", explicou.
Sem data definida para voltar a atender na comunidade, a orientação para quem precisar de atendimento é procurar as unidades de Ipanema ou do Guarujá. Por enquanto, as equipes que trabalham no posto da Vila dos Sargentos estão deslocadas para outras atividades.
O posto de saúde está sem oferecer atendimento desde 26 de junho, em função da violência na região.