Após longa espera, a construção da nova unidade de saúde da Vila dos Sargentos, no bairro Serraria, na zona sul de Porto Alegre, começou nesta quinta-feira (21). Fechado desde julho de 2017 após constantes disputas entre traficantes, o posto será erguido em outro ponto da região, em terreno que pertencia ao Exército. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a demora no início das obras se deve à burocracia – foi preciso uma licitação para o projeto básico e outra para a execução da obra. Além disso, um muro de 110 metros de extensão foi construído junto ao terreno, como contrapartida da prefeitura para a cedência do local.
Cerca de 5 mil moradores são afetados com o fechamento do antigo posto e a demora na construção da nova sede. Enquanto isso, uma unidade móvel de saúde atende a população. Mas muitos moradores acabam indo até o posto Guarujá, onde os 15 funcionários da unidade fechada foram realocados. A expectativa é que obra seja concluída em oito meses.
Para o secretário de Saúde, Pablo Stürmer, a população contará com um local melhor.
— O novo espaço fica localizado junto a serviços públicos, atendendo às necessidades da população de forma mais adequada e qualificada — considera.
O novo prédio terá uma área construída de 309,31 metros quadrados contando com consultórios clínicos, consultório odontológico, sala de procedimentos, sala de curativos, nebulização, sala de vacina, sala de coleta, administrativo, copa, vestiário, banheiro com acessibilidade, recepção e dispensário de medicamentos.