Há dois anos, a comunidade da Vila dos Sargentos, no bairro Serraria, na zona sul de Porto Alegre, aguarda pela construção de um posto de saúde. Em julho de 2017, a antiga unidade, que funcionava no alto morro, fechou as portas. Funcionários se diziam acuados na área conflagrada. A obra, que iniciou em fevereiro deste ano, está 70% concluída e tem previsão de ser inaugurada até dezembro.
O novo posto está sendo erguido em outro local, a 700 metros de onde funcionava o anterior. A obra iniciou há seis meses, em terreno na Rua Argemiro Ogando Corrêa, esquina com a Rua Geralda dos Santos Moreira. A área contígua ao 8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado pertencia ao Exército. Para ter o espaço, em contrapartida, a prefeitura ergueu um muro de 110 metros junto ao terreno. A construção tem custo de R$ 1,4 milhão.
Segundo o secretário de saúde da Capital, Pablo Stürmer, o novo posto de saúde terá uma estrutura mais adequada para atender a comunidade. Contará, por exemplo, com consultório odontológico e sala de vacinas — o que não havia na unidade que foi fechada há dois anos. A construção está em fase de acabamentos internos e externos.
— Essa unidade conta com toda estrutura que deve dispor e está localizada em uma região bem mais segura para a população. Ao lado do Exército de uma escola, em local de fácil acesso, para quem vem do morro ou de outro local.
Atualmente os moradores precisam seguir até o posto mais próximo, localizado na Avenida Guarujá, no bairro Guarujá. Na manhã de quarta-feira (28), moradores da Vila dos Sargentos aguardavam no local por atendimento. Entre eles, uma grávida de seis meses, caminhou até a unidade onde realiza o pré-natal.
— Realmente, com o posto lá de volta vai ficar bem melhor — disse.