Desde as 6h desta segunda-feira (27), Porto Alegre tem uma nova alteração no trânsito na região central: a inclusão de mais uma via exclusiva para ônibus na cidade. A faixa azul começa na Rua Engenheiro Luiz Englert, ao lado do Parque da Redenção, e segue pela Avenida Paulo Gama até a Avenida Osvaldo Aranha, uma extensão de 500 metros, no bairro Farroupilha.
— Vai ficar melhor, libera mais para a gente, que usa o transporte coletivo. Eu já perco 40 minutos todos os dias no ônibus — comenta o técnico em hidráulica André Luís Rodrigues Valêncio, 40 anos, morador de Viamão, na Região Metropolitana.
O horário de restrição aos outros veículos na faixa azul é das 6h às 9h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira. Além dos ônibus, lotações e táxis estão autorizados a circular pelo espaço.
Com caráter educativo, três equipes de agentes de trânsito eram vistos na região na manhã desta segunda. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) afirma que multas não serão aplicadas nos primeiros dias de implantação da novidade.
E é justamente o desrespeito por parte de condutores que preocupa o estatístico Cláudio Machado, 71 anos.
— Eu sou motorista, passo de carro aqui, e acho uma boa iniciativa. Mas muitos não respeitam e invadem o local — pondera.
Com a nova sinalização, pintada em azul sobre o asfalto, de forma contínua, houve redução de quatro para três no número de faixas para veículos particulares. Apesar do estreitamento da pista, não houve congestionamento na primeira hora de operação da via.
A prefeitura apela aos motoristas que evitem manobras bruscas para acessar a Avenida Setembrina, sequência da Rua Eng. Luiz Englert. A orientação é de que os automóveis devem acessar a faixa azul pelo menos meia quadra antes da conversão, por segurança, evitando possíveis colisões.
Com a novidade, a redução estimada pela EPTC é de dois minutos no tempo de viagem dos ônibus, lotações e táxis que passam pelas duas vias. Ao todo, 90 mil passageiros serão beneficiados, em 40 linhas urbanas.
Novas faixas na cidade
Em setembro do ano passado, a prefeitura anunciou a implementação de 22 quilômetros de novas faixas exclusivas para ônibus, em 16 trechos, até março de 2020. A medida representa um aumento de 130% em relação aos 17 quilômetros já existentes.
As faixas da Luiz Englert e da Paulo Gama somam-se às da Goethe, Cristóvão Colombo, Júlio de Castilhos, Independência, Voluntários da Pátria, Cavalhada, Nonoai, Brasil, Bento Gonçalves, Assis Brasil, Icaraí, Ipiranga, Rodoviária (Rua da Conceição), Independência e Mostardeiro.