A limpeza da orla do Guaíba, em Porto Alegre, foi concluída no final da manhã desta quarta-feira (1º). O local amanheceu cheio de garrafas de vidro, plástico e sacolas após a festa de Réveillon.
Conforme a prefeitura de Porto Alegre, foram recolhidas 1,8 tonelada de lixo pelas equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). O número é menor na comparação com o pós-Réveillon do ano passado, quando 2 toneladas de lixo foram retiradas.
A parte da calçada e a ciclovia junto à Avenida João Goulart foram as primeiras a serem limpas. As escadarias e o gramado próximos das águas do Guaíba ainda tinham lixo acumulado até as 11h. Conforme a prefeitura, esta parte da limpeza é de responsabilidade da Uber, empresa que adotou o local, mas o DMLU atuou e, às 11h30min, estes locais estavam limpos. Cinco integrantes da equipe de limpeza da Uber fazem o serviço de rescaldo neste fim de manhã.
A prefeitura da Capital acredita que a ampla campanha de conscientização das pessoas e a colocação do mais recipientes para coleta de material ajudaram a diminuir a quantidade de lixo recolhida durante e após a festa de Réveillon 2020, na Orla. Mesmo assim, por volta das 5h, o gramado e o chão junto à usina de Gasômetros estavam tomados de garrafas e sacolas.
Foram colocados 50 tonéis, o dobro do ano passado, e disponibilizados 30 contêineres no canteiro central da Avenida João Goulart. Além disso, desde a meia-noite, 10 garis atuaram na limpeza do local, efetivo que atingiu 40 trabalhadores a partir das 7h. Foram gastos ao menos 455 sacos de lixo para o recolhimento.
— Apesar de termos percebido uma leve diminuição na quantidade de resíduos dispostos no chão em relação ao ano passado, ainda assim, muito lixo foi deixado fora dos contêineres e tonéis, o que mostra que nós, cidadãos, temos muito ainda a melhorar em 2020 — disse o secretário da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb), Ramiro Rosário.
Os funcionários da Uber seguirão realizando o serviço na parte das escadarias e gramado, de sua competência. O DMLU também terá equipe fazendo a limpeza no turno da tarde.
A reportagem entrou em contato com a Uber, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.