Garrafas de vidro e de plástico, sacolas e muito papel. Assim amanheceu a orla do Guaíba, próximo ao Gasômetro, em Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira (1º). Apesar do reforço no número de lixeiras, ficou muito lixo pelo chão após a festa de Réveillon.
A prefeitura de Porto Alegre dobrou o número de lixeiras no local. Além dos equipamentos fixos, foram disponibilizados 50 tonéis de lata, o dobro do ano passado, e, pela primeira vez, 30 contêineres foram espalhados pelo canteiro central da Avenida João Goulart.
Por volta das 5h, as lixeiras estavam lotadas, com sacos e garrafas colocadas no entorno. O gramado, ao lado da Usina do Gasômetro e junto da escadaria, estava cheio de lixo espalhado também.
O advogado Samuel José Cardoso, 39 anos, e a esposa, Marli Paula Herold, 44, aproveitaram para recolher rolhas. Eles fazem artesanato e somente nesta manhã conseguiram quase 500, somando 5 quilos.
— É o terceiro ano que nós viemos aqui na Orla após o Réveillon. Já aproveitamos para ajudar na limpeza. De vez em quando, se tem uma garrafa mais bonita, pegamos também — diz Samuel.
O reciclador Antônio Marcos Fernandes, 36 anos, recolhia latinhas e se preparava para fazer a sua décima viagem até o local de venda. Ele acredita que terá ganho de R$ 150:
— É bem mais do que eu arrecado em dias comuns. Além disso, achei um tênis e um boné que vou pegar pra mim.
Já Jorge Barreto, 60 anos, morador do bairro Cidade Baixa, tentou ajudar. Ele passava a pé recolhendo tampinhas de garrafas plásticas.
— Eu ajudo uma entidade assistencial com essas tampinhas. Passo aqui todos os dias. É uma pena estar tão sujo — diz.
Apesar de a orla Moacyr Scliar ser adotada pela Uber, que tem a responsabilidade de manutenção, devido às festividades, a prefeitura ficou encarregada pela limpeza. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSURB) destinou 40 garis para fazer a limpeza da orla na manhã desta quarta-feira — dez trabalhadores a mais do que o ano passado. Além disso, outros 20 funcionários farão o serviço em bairros da região, como a Cidade Baixa. A previsão de conclusão da limpeza é 11h, conforme o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).
Após a limpeza, a prefeitura deve divulgar a quantidade de lixo recolhido. No Réveillon de 2019, mais de 2 toneladas de lixo foram removidas da Orla.