Sem patinete, sem bicicletas e sem reembolso também. Depois de anunciar, na tarde de quarta-feira (22), que o serviço de aluguel de bicicletas e patinetes está encerrado em Porto Alegre e em mais 13 cidades do Brasil, a empresa Grow informou não devolver valor em crédito que tenha sido comprado há mais de seis meses pelos usuários.
A jornalista Mariane Quadros, de 34 anos, enxergava o serviço como uma forma alternativa de mobilidade. Quando, por algum motivo, não conseguia utilizar a bicicleta própria para se deslocar ao trabalho, utilizava as bicis disponibilizadas pela empresa. Com crédito adquirido há mais de seis meses no aplicativo, ela conta que não se preocupava, pois sabia que, de acordo com a companhia, não havia chance de expiração do saldo.
Ao ler notícia do GaúchaZH publicada na quarta-feira (22), a jornalista surpreendeu-se com o comunicado de que a Grow estava encerrando os serviços na Capital.
— Fui pega de surpresa, não recebi nenhum aviso de que as atividades estavam se encerrando. Poderiam ao menos ter enviado uma nota (antes) para que os usuários que ainda tinham crédito, como eu, utilizassem o serviço deles — destaca.
Ao solicitar reembolso, mais uma surpresa: não há devolução para aquisições feitas há mais de seis meses. Mariane foi informada de que "as administradoras de cartão de crédito estipulam prazo de até 180 dias para solicitação de reembolso de uma transação com cartão de crédito". Como o pedido foi feito depois desse período, a Grin comunicou que não conseguiria prosseguir com o pedido.
— Eu tinha só R$ 8 de crédito, pra mim não é um prejuízo. Mas eles nem avisaram para usar aqueles créditos. Num somatório, quantas pessoas ficam prejudicadas porque têm crédito que não são resgatáveis? — questiona a jornalista.
Procurada por GaúchaZH, a Grow – responsável pelas patinetes Grin e bicicletas Yellow – disse que o reembolso não é feito de forma automática para "garantir a segurança dos usuários". O procedimento para reembolso deve ser feito pelo aplicativo da empresa, no botão de ‘ajuda’, ou pela central de ajuda, no site.
Além disso, a companhia garantiu que informou sobre o fim das atividades nas 14 cidades pelo app no dia 22 de janeiro. Sobre o período para estorno, a Grow informou que "algumas administradoras de cartão de crédito estipulam um prazo de até 180 dias a partir da compra para a solicitação de reembolso de uma transação. Exceto esses casos específicos, não há prazo para o estorno".