Enquanto o comércio fervia no Mercado Público na manhã deste sábado (21), o último antes do Natal, a solidariedade mobilizava centenas de pessoas em outro ponto do Centro. Sob o Viaduto da Conceição, na Rua Alberto Bins, voluntários prepararam 600 quilos de churrasco e levaram 2,5 mil panetones para serem distribuídos no local.
O Natal solidário do Cozinheiros do Bem, que atua em Porto Alegre desde 2015 preparando refeições gratuitas para quem precisa, teve árvore com bolas gigantes e distribuição de tênis novos. Além das carnes assadas — pernil e costelinha de porco, salsichão e frango —, foram servidos salada de batata, arroz à grega e lentilha.
Assídua nos almoços organizados pelo grupo, Natália Barros aprovou o salsichão, que começou a ser servido como aperitivo por volta do meio-dia. A empregada doméstica que foi ao evento acompanhada das cinco filhas aproveitou a ocasião especial para comemorar também seu aniversário de 67 anos.
— Frequento os almoços há mais de dois anos. Gosto de participar. Hoje vou comemorar o Natal e o meu aniversário — sorriu a moradora do bairro Bom Jesus.
A ação natalina também atraiu novatos. O servente de obras Douglas Alexandre da Silva Alves, 29 anos, soube do almoço no abrigo da prefeitura onde dorme há cerca de dois meses. De muletas em razão de uma fratura de tornozelo, aproveitou a carona em um ônibus que saiu do local, na Zona Norte, para participar da atividade.
— Achei interessante, divertido. A pessoa vem para cá e acaba esquecendo os problemas — disse.
Já para Marcelo Carbonell, 58 anos, o evento cumpria outro papel. Ingressou no Cozinheiros do Bem em junho, para ocupar com “algo útil” o tempo ocioso provocado pela aposentadoria. Acertou em cheio. Somente para o evento deste sábado, começou a preparação um dia antes. Cozinhou arroz, lentilha e batatas, e às 7h já estava na sede do grupo para ajudar na montagem das estruturas e espetar as carnes.
— Queria fazer alguma coisa voluntária porque eu sempre me senti privilegiado. É cansativo, mas o que a gente recebe de volta é muito grande — contou, comovido.
O almoço natalino contou, ainda, com atrações musicais. Os grupos Comunidade Nin-Jitsu e Rock de Galpão se apresentaram durante a atividade.