Uma obra de arte instalada em 2008 no centro de Porto Alegre foi alvo de vandalismo na sexta-feira (22). O painel, que conta a história da Revolução Farroupilha, foi pichado.
A obra fica no lado de fora da Estação Mercado da Trensurb, em um ponto entre as avenidas Mauá e Júlio de Castilhos. Segundo a empresa, a ação foi percebida ainda no começo da manhã de sexta.
Esta não foi a primeira vez que a obra foi vandalizada. Entretanto, conforme a assessoria de imprensa da Trensurb, as pichações agora são mais extensas do que em ocasiões anteriores. Ainda não foi possível identificar se alguma câmera de segurança flagrou a ação.
Conforme a Trensurb, a obra foi entregue à prefeitura após a inauguração, em 2008. Na manhã deste sábado (23), a Secretaria da Cultura informou que, ainda na sexta, quando ficou sabendo da pichação, fez um pedido de previsão de verba junto ao município. O recurso, que ainda não foi estimado, será usado para a limpeza do local.
A obra conta com 555 lajotas e porcelanatos em uma extensão de 16m50cm de largura por 3m de altura. O painel Epopeia Rio-grandense, Missioneira e Farroupilha foi concluído pelo artista plástico bageense Danúbio Gonçalves em 2007 e instalado em novembro de 2008. O desenho retrata o contexto cronológico da Revolução Farroupilha, com personagens e frases que marcam diferentes fases da guerra.
Por que publicamos a foto?
Como regra, GaúchaZH evita publicar imagens de pichações para não dar visibilidade a esse tipo de vandalismo. Em algumas situações, essa diretriz é flexibilizada devido à relevância da obra ou local atingidos, como neste caso.