Um dos eventos mais tradicionais do calendário de Porto Alegre, a Corrida pela Vida movimentou a orla do Guaíba na manhã deste domingo (24) em sua 26ª edição. Mais de 3 mil pessoas participaram do evento, de acordo com o Instituto do Câncer Infantil.
Os participantes saíram às 8h30min do Jockey Club, nas modalidades caminhada (3 quilômetros) e corrida (3, 5 e 10 quilômetros). Neste ano, pela primeira vez, as crianças também puderam participar na modalidade "kids", divididas por idade — três a quatro anos (50 metros), cinco a seis anos (60 metros), sete a oito anos (80 metros), nove a 10 anos (100 metros), 11 a 12 anos (200 metros) e 13 a 14 anos (300 metros).
A enfermeira Tamara Soares, 42 anos, e o filho, Theo Soares, 10 anos, estavam entre os corredores. Tamara, integrante de grupos de corrida, percorreu 5 quilômetros, e Theo, 100 metros. Para Tamara, além de ser um momento de reunir a família, a corrida contribui para dar visibilidade ao tratamento de crianças e adolescentes com câncer.
— Trabalhando na área da saúde, entendo a importância do instituto na ajuda a essas pessoas —disse a enfermeira.
Promovida pelo Instituto do Câncer Infantil, a corrida tem a parceria do Clube de Corredores de Porto Alegre, que organiza o percurso competitivo. Os recursos arrecadados com o evento serão destinados à assistência de crianças e adolescentes com câncer e para a manutenção da sede do instituto. No total, foram cerca de 15 mil inscritos.