Porto Alegre

Medida polêmica

Faixas exclusivas são boas ou ruins para o transporte público? Saiba o que dizem os especialistas

Alternativa foi implantada em duas vias de Porto Alegre no começo da semana e gerou discórdia entre colunistas

Bruna Vargas

Jefferson Botega / Agencia RBS
Das 6h às 9h, depois das 16h e até as 20h, faixas são exclusivas para ônibus e lotações (e, a partir de segunda, para táxis)

Desde o começo da semana, a Avenida Independência e a Rua Mostardeiro, no bairro Independência, em Porto Alegre, passaram a contar com faixas exclusivas para ônibus e lotação em determinados horários. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a medida, já adotada em outros pontos da cidade, tem como objetivo minimizar os riscos de acidentes, dar mais agilidade nas viagens, diminuir o tempo de deslocamento e atrair novos passageiros para o transporte coletivo, que enfrenta sucessivas quedas no número de usuários nos últimos anos.

O assunto mexeu com os ânimos de condutores e de dois colunistas de GaúchaZH. Enquanto Paulo Germano defende que a medida pode salvar o combalido sistema de transporte público da Capital, David Coimbra aposta no fracasso da iniciativa que, segundo ele, penaliza os motoristas.

Para ampliar o debate sobre a questão, a reportagem de GaúchaZH ouviu quatro especialistas sobre os problemas e as possíveis soluções para o assunto. Clique nas perguntas abaixo para conferir o que cada um respondeu.


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