A Avenida Independência e a Rua Mostardeiro, no bairro Independência, em Porto Alegre, passaram a contar, nesta segunda-feira (21), com faixas exclusivas para o transporte coletivo. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a circulação exclusiva para ônibus e lotação ocorrerá de segunda a sexta-feira, entre 6h e 9h e das 16h às 20h — nos demais períodos, o trânsito de automóveis será permitido.
Os trechos no sentido Centro-bairro estão devidamente demarcados com placas de sinalização vertical e por uma sinalização horizontal com uma faixa azul contínua, com início após a Praça Dom Sebastião, junto ao colégio Rosário, até a Rua Florêncio Ygartua.
O local vai passar por um período de acompanhamento e orientação aos motoristas, em que haverá reforço nas ações educativas e presença de agentes de fiscalização de trânsito para instruir sobre o uso adequado do espaço. Também serão instaladas faixas educativas para reforçar a orientação aos condutores nos trechos das duas vias.
De acordo com estudos técnicos da EPTC, a faixa exclusiva da Avenida Independência, com 1.150 metros, resultará em uma redução de 75% do tempo nos deslocamentos do transporte coletivo no trecho, ao diminuir em média sete minutos o tempo para percorrer o trajeto até a Rua Ramiro Barcelos. Já o trecho da Rua Mostardeiro, com 500 metros, terá uma diminuição de três minutos.
Com a implantação das duas faixas, serão beneficiados 38 mil passageiros de ônibus por dia, que utilizam nove linhas em circulação naquela área.
Novas faixas exclusivas
Em toda a cidade, estão sendo implantados 22 quilômetros de faixas exclusivas em 16 trechos, o que representa aumento de 130% em relação aos 17 quilômetros já existentes. A medida, que vai beneficiar diariamente 450 mil usuários, visa a minimizar os riscos de acidentes, dar mais agilidade nas viagens, diminuir o tempo de deslocamento e atrair novos passageiros.
As faixas exclusivas serão colocadas nos seguintes locais: Avenida Independência, Mostardeiro, Goethe, Rua da Conceição (dois sentidos), Avenida Mauá, Avenida João Goulart, Loureiro da Silva (sentido túnel), Paulo Gama / Luiz Englert, Avenida Siqueira Campos, Avenida Ipiranga trechos 2 e 3, Avenida Silva Só, Avenida Azenha, Avenida 24 de Outubro e Avenida Plínio Brasil Milano.