A partir desta segunda-feira (21), a Avenida Independência e a Rua Mostardeiro, no bairro Independência, na Capital, passam a contar com faixas exclusivas para o transporte coletivo. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a circulação exclusiva para ônibus e lotação ocorrerá de segunda a sexta-feira, entre 6h e 9h e das 16h às 20h. Nos demais períodos, o trânsito de automóveis será permitido.
Os trechos no sentido Centro-bairro estão devidamente demarcados com placas de sinalização vertical e por uma sinalização horizontal com uma faixa azul contínua, com início após a Praça Dom Sebastião, junto ao colégio Rosário, até a Rua Florêncio Ygartua. A implantação ocorrerá após encontros com a comunidade da região.
O local vai passar por um período de acompanhamento e orientação aos motoristas, em que haverá reforço nas ações educativas e presença de agentes de fiscalização de trânsito para instruir sobre o uso adequado daquele espaço. Também serão instaladas faixas educativas para reforçar a orientação aos condutores nos trechos das duas vias.
— A faixa exclusiva não representa apenas uma obra na via, mas uma verdadeira mudança de cultura. Significa a priorização do coletivo para quem mais precisa. As faixas exclusivas são sinônimo do mais moderno compartilhamento na utilização do espaço da via pública — reforça Fabio Berwanger Juliano, diretor-presidente da EPTC.
De acordo com estudos técnicos da EPTC, a faixa exclusiva da Avenida Independência, com 1.150 metros, resultará em uma redução de 75% do tempo nos deslocamentos do transporte coletivo no trecho, ao diminuir em média sete minutos o tempo para percorrer o trajeto até a Rua Ramiro Barcelos. Já o trecho da Rua Mostardeiro, com 500 metros, terá uma diminuição de três minutos. Com a implantação das duas faixas, serão beneficiados 38 mil passageiros de ônibus por dia, que utilizam nove linhas em circulação naquela área.
Orientação para táxis e transportes por aplicativos
O embarque e desembarque dos passageiros de táxis e do transporte por aplicativos nas calçadas junto às faixas exclusivas é permitido de acordo com a sinalização existente, onde não houver placa de proibido parar e estacionar. Além disso, a parada deve ocorrer no tempo estritamente necessário para a entrada e saída dos passageiros do veículo, segundo conceito de embarque e desembarque no Código de Trânsito Brasileiro. O acesso à área prioritária deve ser devidamente sinalizado com o uso de seta (pisca-pisca), como em toda e qualquer mudança de faixa.
No entanto, a EPTC orienta e incentiva o uso das transversais, quando possível, para chamadas ou embarque/desembarque dos aplicativos e também de táxis, para evitar atrapalhar o fluxo de veículos na faixa exclusiva e o desrespeito à sinalização.
Após esta fase, será implantada a faixa exclusiva na Avenida Goethe, junto ao Parcão, onde os trabalhos já iniciaram. O trecho a ser implantado no sentido Sul-Norte irá beneficiar 62 mil usuários diariamente, em oito linhas de ônibus. Haverá redução de 67% no tempo de viagem do trecho de 400 metros, que passará a ser percorrido em apenas um minuto ao invés dos três minutos atuais.
Em toda a cidade, estão sendo implantados 22 quilômetros de faixas exclusivas em 16 trechos, o que representa aumento de 130% em relação aos 17 quilômetros já existentes. Estes locais também receberão melhorias com atenção à segurança do pedestre, como no trecho da Rua Mostardeiro, em frente ao Hospital Fêmina, onde foi implantada outra nova travessia com semáforo, que atende a parada de ônibus. A medida, que vai beneficiar diariamente 450 mil usuários, visa a minimizar os riscos de acidentes, dar mais agilidade nas viagens, diminuir o tempo de deslocamento e atrair novos passageiros.
A Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) tem atuado para conservar o asfalto de trechos que receberão as faixas exclusivas. Entre os locais que já receberam intervenções estão as avenidas Ipiranga, Independência, Mostardeiro, Goethe, Mauá, Loureiro da Silva (sentido túnel), Paulo Gama e Luiz Englert.
Já as faixas exclusivas serão colocadas nos seguintes locais: Avenida Independência, Mostardeiro, Goethe, Rua da Conceição (dois sentidos), avenida Mauá, avenida João Goulart, Loureiro da Silva (sentido túnel), Paulo Gama / Luiz Englert, avenida Siqueira Campos, avenida Ipiranga trechos 2 e 3, avenida Silva Só, avenida Azenha, avenida 24 de Outubro e avenida Plínio Brasil Milano.