Parceria da construtora Melnick Even com o Hospital Moinhos de Vento, a primeira de três unidades descentralizadas de saúde lançadas nos últimos anos saiu do papel. Com 30 mil metros quadrados, capacidade para 135 consultórios e 16 clínicas médicas, centro de eventos, hotel e um centro comercial voltado à área da saúde, além de unidades residenciais, o complexo Maxplaza Canoas, na Região Metropolitana, será entregue na próxima segunda-feira (21). A previsão é de que as operações estejam em pleno funcionamento em março do ano que vem.
— Essa unidade não terá um shopping, como as outras duas (em construção na Capital), mas estamos chamando de shopping da saúde. Vai ter clínicas e consultórios para descentralizar serviços de pequena e média complexidade que hoje são feitos no hospital — diz o diretor-executivo da Melnick Even, Juliano Melnick.
Para marcar a entrega, será realizado um evento no centro de convenções, com a participação do dinamarquês Peter Kronstrom, futurólogo e diretor do Instituto Copenhagen de Estudos Futuros. A partir das 13h, ele falará sobre as tendências no setor da saúde. A atividade, que é aberta ao público — é preciso se inscrever neste link — também terá painel com especialistas do Hospital Moinhos de Vento.
Os consultórios, clínicas médicas e lojas devem ocupar o complexo, localizado na Avenida Getúlio Vargas, às margens da BR-116, aos poucos. Segundo o gerente do Instituto de Educação e Pesquisa do Moinhos de Vento, Julio Cesar De Bem, a operação no local será voltada aos serviços de imagem, oncologia, cardiologia e consultas, além de um centro de imunização e um núcleo de educação. A área destinada ao hospital é de 660 metros quadrados.
— A ideia é levar para lá o que o Moinhos tem de melhor, nossas referências. É uma região importante, porque atende não só a Canoas, mas também aos vales próximos — avalia.
O Maxplaza Canoas contará com 280 vagas de estacionamento no subsolo e mais 35 vagas oblíquas em frente. Ele será o primeiro de três empreendimentos chamados de HUB da Saúde já lançados pela Melnick Even e pelo Moinhos de Vento. Na Avenida Aparício Borges, na zona sul da Capital, avança a construção de duas torres, uma residencial e outra destinada aos serviços de saúde, instaladas sobre um shopping. O trabalho deve ser concluído em outubro do ano que vem. Terceiro lançamento da parceria, pontal do Estaleiro, na área do antigo Estaleiro Só, está em fase de escavação e colocação das estruturas do shopping center.
Conforme a construtora, outros dois empreendimentos do mesmo estilo estão previstos para serem lançados nos próximos anos. Enquanto um deles deve funcionar na Avenida Grécia, na Zona Norte, o outro pode reforçar as operações na Zona Sul, na Avenida da Cavalhada.